Conscientização

Campanha de Ativismo pelo fim da Violência Contra a Mulher é lançada

Objetivo das ações é conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres em todo o mundo

Da Redação
22/11/2024 às 08:25.
Atualizado em 22/11/2024 às 08:25
Lucineide Maciel Correa, da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal, foi uma das homenageadas (CCS)

Lucineide Maciel Correa, da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal, foi uma das homenageadas (CCS)

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e Rede de Atendimento e Proteção às Mulheres do Município de Piracicaba, lançou na terça-feira, 19/11, na Câmara Municipal, a Campanha que promove ações referentes aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. A programação segue sexta-feira, 22/11, com oficina musical com o grupo SouElas - evento restrito às usuárias do CRAM – na rua Cel. João Mendes Pereira de Almeida, 230, às 14h (leia abaixo).

Lígia Maria Silva de Oliveira, Superintendente do Desenvolvimento Social, da Smads, representando a secretária da Smads, Euclidia Fioravante, Sueli Regina Chiaranda, assessora da Secretaria de Governo, representando a titular da pasta, Tássia Espego, vereadoras, policiais e ativistas participaram da solenidade, que prestou homenagens às mulheres atuantes na luta contra a violência e contou com exposição de fotos com mensagens bordadas pelas atendidas no Cram (Centro de Referência de Atendimento à Mulher).

O objetivo das ações é conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres em todo o mundo. Trata-se de uma mobilização anual, empreendida por diversos atores da sociedade civil e do poder público.

Para Lígia Aniceto, superintendente do Desenvolvimento Social da Smads, as ações programadas visam propor medidas de prevenção e combate à violência, além de ampliar os espaços de debate com a sociedade. “Neste período, as ações devem mobilizar e empoderar a população, promovendo discussões e informando sobre os direitos das mulheres e os recursos disponíveis para enfrentar situações de violência”, explica.

Ligia destaca que a Smads conta com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher, o Cram, que é um serviço especializado no atendimento à violência contra a mulher e o Creas, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que é um serviço da proteção social especial que atende indivíduos e famílias com violação de direitos, dentre eles, as mulheres
“Qualquer pessoa que esteja enfrentando uma situação de violência, é fundamental saber que não está sozinha e que existem serviços gratuitos e apoio disponíveis para a garantia do seu atendimento e segurança. Importante saber que a violência não é sua culpa e que você merece viver em um ambiente seguro e saudável. Buscar ajuda, salva vidas. E em Piracicaba temos o CRAM, Delegacia de Defesa da Mulher, Patrulha Maria da Penha, entre outros serviços de proteção”, ressaltou.

Fabiana Menegon, presidente do Conselho Municipal da Mulher (CMM) e coordenadora do Cram - Centro de Referência de Atendimento a Mulher, diz que os 21 dias de ativismo de enfrentamento pelo fim da violência tem uma importância global, pois mundialmente está sendo discutido, pensando ações que sensibilizem a sociedade para a eliminação de qualquer forma de violência de gênero. “O CMM é um órgão tem caráter deliberativo e consultivo e desempenha um papel fundamental no enfrentamento da violência contra a mulher, sendo um espaço de discussão, formulação de políticas públicas e articulação entre diversos setores da sociedade. A gestão atual (2024/2026) esta empenhada na realização do Plano de Políticas Públicas para as Mulheres que servirá de norte para políticas públicas eficazes e eficientes”, destacou.

No final o publico presente assistiu a palestra proferida por Karina Sabedot, psicóloga da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Ela abordou a violência contra a mulher, ressaltando que o evento alusivo aos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher é significativo para Piracicaba, que está alinhado a agenda mundial de debate sobre o tema. Diz que o município ainda reforça rígidos padrões que precisam ser repensados e precisa evoluir na questão dos direitos humanos das mulheres.

HOMENAGENS - No evento foram homenageadas quatro mulheres que atuam no combate a violência contra a mulher, como forma de reconhecimento pelo trabalho que desenvolvem: Aldelize Henrique do Nascimento da Silva, Ativista de Direitos Humanos; Lucineide Maciel Correa, inspetora da Patrulha Maria da Penha; Lucy Mazeto, do Cram, e Zélia dos Reis, Conselheira Tutelar.

CONSCIENTIZAÇÃO - Os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher em Piracicaba ocorre em paralelo aos 16 Dias de Ativismo, realizados mundialmente, buscando conscientizar a população sobre as múltiplas formas de violência sofridas por meninas e mulheres, destacando a vulnerabilidade específica da mulher negra. A campanha dos 21 dias ocorre de 20/11 – Dia da Consciência Negra a 10/12 – Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A Rede de Atendimento e Proteção às Mulheres do Município de Piracicaba é o conjunto de órgãos, instituições e entidades que prestam atendimento à mulher em situação de violência, envolvendo serviços municipais, estaduais e federais, do Executivo, Legislativo e Judiciário. Sua coordenação é de responsabilidade do Cram, Superintendência de Desenvolvimento Social da Smads, Conselho Municipal da Mulher e Procuradoria Especial da Mulher, da Câmara Municipal de Piracicaba.

Programação da ação 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher

22/11 – 14h – CRAM
Oficina musical com o grupo SouElas
Evento restrito às usuárias do CRAM
Endereço: Rua R. Cel. João Mendes Pereira de Almeida, 230

25/11 – 17h – Em frente à Estação da Paulista
Ação educativa com bloqueio de orientação e conscientização
CRAM, Polícia Militar e Patrulha Maria da Penha
Endereço: Avenida Dr. Paulo de Moraes, 1580

26/11 – 19h30 – Conseg Santa Terezinha
Apresentação do CRAM
Endereço: Rua Alcindo Blumer, 100 – Artemis.

27/11 – 10h – CAPS AD
Encontro com as mulheres atendidas pelo Caps AD com a participação do CRAM
Endereço: Avenida Dr. Paulo de Moraes, 1703

27/11 – 18h – Simespi
Workshop: Participação Social e o enfrentamento à violência contra as mulheres
Prefeitura Municipal, Conselho Municipal da Mulher e Simespi
Endereço: Rua Samuel Neves, 1601

4/12 – 19h – Praça José Bonifácio
Exibição do documentário O Silêncio dos Homens
Evento voltado para homens em situação de rua.
Endereço: Praça José Bonifácio

5/12 – 14h – Secretaria Municipal de Educação
Palestra Mulher em Situação de Vulnerabilidade e Uso de Substâncias Psicoativas: Desmontando estigmas e colhendo sonhos, com Fernanda Almeida.
Endereço: Rua Cristiano Cleopath, 190

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por