Oficina acontece nesta quarta-feira, à tarde (Arquivo Pessoal)
Por meio de materiais recicláveis e inutilizáveis e uso da técnica chinesa Tangram, Elson de Belém e Ana Martins promovem O Conto de Jesus Menino - Oficina de Adereços Natalinos com Material Reciclável nesta quarta-feira, 21/12, na Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. A atividade acontece no auditório, das 14h às 17h, e a participação é gratuita, inclusive todo o material será oferecido pelos oficineiros. A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac).
Um adereço que a oficina vai ensinar a confeccionar é a tradicional meia de natal, como conta o idealizador da atividade, Elson de Belém. “O homem criou durante a história diversas imagens que ligam a data com a troca de presentes e uma das mais significantes é a meia de Natal. Característica e cheia de detalhes, a meia de Natal existe em diferentes modelos, vendidos prontos em lojas de decoração natalina ou criados com trabalhos manuais simples e personalizados”.
Sobre o Tangram, ele explica que a brincadeira com o jogo chinês melhora o desempenho da socialização, comunicação, coordenação motora, noção espacial e concentração. Na oficina, Elson e Ana farão uma apresentação sobre a lenda do Tangram, revelando as brincadeiras relacionadas à técnica e à montagem do cartão de natal.
O oficineiro Elson de Belém também fala sobre a proposta das possibilidades de adereços natalinos que a atividade vai sugerir para se criar. “O Natal é uma data repleta de símbolos, magia e emoção. Por isso, vários são os ícones e lendas que representam o dia 25 de dezembro, desde figuras concretas, como banquetes e enfeites natalinos, até alegorias imateriais, caso das músicas, rezas e rituais”.
Serviço
O Conto de Jesus menino – oficina de adereços natalinos com material reciclável. Quarta-feira, 21/12, das 14h às 17h, no auditório da Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. Rua Saldanha Marinho, 333, Centro. Oficina gratuita. Inscrições pelo telefone 3433-3674.