Carnaval

Bloco da Salomé desfila sábado na avenida Cruzeiro do Sul

Grupo desfila em via paralela à avenida Cruzeiro do Sul; concentração é as 15h

Da Redação
25/01/2024 às 23:13.
Atualizado em 25/01/2024 às 23:13
Em 2023, o grupo Salomé arrastou foliões debaixo de chuva (CCS)

Em 2023, o grupo Salomé arrastou foliões debaixo de chuva (CCS)

O Bloco da Salomé, primeiro dos 14 blocos de rua da programação do Carnaval 2024 de Piracicaba – Brincante Eduardo Américo, desfila neste sábado, 27, como mais uma atração que antecipa as datas oficiais da folia deste ano. O grupo, criado em 2016 em homenagem à ovelha Salomé, mascote da república Pocilga, faz a concentração às 15h, na praça ao final da rua dos Cravos, no bairro Nova Piracicaba, próximo ao número 187, e o cortejo sai às 16h, em direção à avenida Cruzeiro do Sul. O desfile é aberto a toda população.

O tema do bloco em 2024 é Gostava de Sombra e Água Fresca, em homenagem à cantora e compositora Rita Lee, que faleceu no ano passado. “As já tradicionais camisetas do bloco contam com desenho exclusivo da artista Tikka, em que a nossa rainha do rock divide espaço com a Salomé, foliões elementos típicos da cultura de Piracicaba”, conta um dos idealizadores, Márcio Eduardo Biscalchim, o Chinelo.

Tikka, aliás, participa do esquenta do bloco na praça ao final da rua dos Cravos, assim como no ano passado. Ela realizará uma oficina de máscaras para crianças.

Já o desfile acontece na alameda ao lado da avenida Cruzeiro do Sul e por isso o trânsito na via não será obstruído. O bloco segue atrás de um trio elétrico em direção à rampa da avenida, na altura do número 1.700. O desfile será com músicas carnavalescas e marchinhas.

“O bloco cria um ambiente inclusivo, atraindo foliões de todas as idades e origens, refletindo a diversidade e a energia do Carnaval”, destaca Chinelo.

Para animar ainda mais a festa, a DJ Carol encerrará a noite com muito axé e frevo, garantindo a diversão dos foliões, em cima do trio elétrico, ainda na avenida Cruzeiro do Sul.

O bloco

Criado em 2016, o Bloco da Salomé foi criado por um grupo de amigos e antigos moradores e frequentadores de repúblicas piracicabanas, entre elas a Pocilga, com alunos da Unimep. O que começou como uma ideia despretensiosa de reviver os antigos carnavais de rua e reunir amigos durante a época do pre´-carnaval.

Em seu enorme quintal, a Pocilga manteve durante anos uma mascote chamada Salomé. Uma ovelha companheira e baladeira que foi tema de várias festas memoráveis e que ficou famosa na cidade graças a seu grande carisma. E foi em homenagem a ela que o bloco foi batizado.

Apoio
O desfile dos blocos carnavalescos de Piracicaba em 2024 tem apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), com o fornecimento de banheiros químicos posicionados em vias públicas por onde passarão os foliões.

Tem, também, apoio do Coletivo de Cordões e Blocos de Carnaval de Piracicaba, da Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), Semozel (Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria), GCM (Guarda Civil Municipal) e Polícia Militar.

Serviço
Desfile do Bloco da Salomé. Sábado, 27/01, com concentração às 15h, na rua dos Cravos, 187, Nova Piracicaba, e cortejo às 16h pela alameda ao lado da avenida Cruzeiro do Sul. Livre para todos os públicos 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por