Infantil

Castelo de Sorvetes será lançado dia 18

Contador de histórias Evair Sousa lança seu primeiro livro, na Biblioteca Municipal

Da Redação
08/04/2022 às 07:56.
Atualizado em 08/04/2022 às 07:57
Crianças poderão colorir os cenários e personagens das páginas (Jonas Sousa)

Crianças poderão colorir os cenários e personagens das páginas (Jonas Sousa)

Um livro para criar em conjunto. Essa é a proposta do contador de histórias, Evair Sousa, em sua estreia como escritor de literatura infantil com a publicação Castelo de Sorvetes. Com ilustrações e design de Tchelo Andrade, o livro tem lançamento agendado para o Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril (segunda-feira), às 19h30, na Biblioteca Pública Municipal de Piracicaba Ricardo Ferraz de Arruda Pinto.

A entrada é gratuita mas é necessário confirmar presença até a próxima quarta-feira (13). O livro tem custo unitário de R$ 20,00.

A história de Castelo de Sorvetes remete aos contos clássicos infantis. O livro fala sobre a jornada de uma princesa e o povoado de um castelo, que são amaldiçoados por uma bruxa, mas que receberão ajuda de duas crianças para escapar do infortúnio.

O prefácio do livro foi feito pela escritora de Piracicaba, Ivana Maria França de Negri. "Minha ideia foi ter as crianças como coautoras do livro, por isso ele foi todo elaborado para ser colorido. Deste modo, além da leitura, estimulamos também a criação. Cada um poderá pintar os cenários e personagens nas cores que quiser, ou seja, a história passa também a ser feita pela criança", explica Evair Sousa.

O Castelo de Sorvetes começou a ser construído há cerca de dois anos. "A pedido de um empreendimento da região desenvolvi a história, porém, devido a pandemia, não demos continuidade ao projeto. Queria poder compartilhar o que tinha criado. Deste modo, surgiu a ideia do livro", relatou o escritor. Evair Sousa destaca que contou com a ajuda de amigos para fazer a revisão e colocar o novo projeto em prática.

O escritor fez rifas, vendeu canecas, kits com marcador de livro e calendários. Também recebeu apoio das empresas Jade Ótica e Relojoaria e Ejetec Inteligência Contábil. Tudo para levantar fundos para a edição. Mas ainda assim, Evair precisou custear parte da impressão dos 1.000 livros. Por esta razão, uma porcentagem da publicação estará à venda, enquanto outra será doada para comunidades de bairros periféricos de Piracicaba, escolas públicas, entidades sociais e culturais. "Todas as escolas municipais receberão duas unidades do livro. Além disso, parte será entregue para comunidades carentes, além da biblioteca da Casa do Hip Hop e Casa do Amor Fraterno".

Trajetória
 

O mundo das histórias, fábulas, apólogos, contos e lendas está presente na vida de Evair há 12 anos. "Eu sempre fui envolvido com artes. Eu nasci no bairro Novo Horizonte e me considero cria da ONG Casa do Amor Fraterno. Lá fiz balé clássico, participei de grupo de poesias, fiz meu primeiro curso de contação de histórias, fui aluno e me tornei voluntário. Como passarinho que cresce, bate as asas e vai voar, eu fui em busca de novos aprendizados".

O escritor conta que se apaixonou pela contação de histórias à primeira escuta. Por isso, logo em seguida fez um curso com Carmelina de Toledo Piza. "O mais interessante é que formei com ela há 11 anos no dia 18 de abril. Mesma data que é celebrado o Dia Nacional do Livro Infantil e que vou lançar meu livro. Ou seja, é realmente um momento muito especial para mim, muito mágico".

Serviço
Confirmação de presença no lançamento pelo (19) 9.9558-8147 (Whatsapp)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por