Produção é dirigido pela cineasta e documentarista Bruna Epiphanio
O jornalista, escritor e historiador Cecílio Elias Netto é um dos participantes do documentário (Divulgação)
Resgate histórico musical de composições criadas entre 1913 e 1932 por autores do interior paulista é um retrato sonoro, histórico e afetivo do patrimônio imaterial presente em um acervo de cadernos manuscritos, contendo partituras de obras musicais datadas do início do século XX, cujos autores nasceram ou viveram na cidade de Piracicaba-SP.
Dirigido pela cineasta e documentarista Bruna Epiphanio, “Memória Musical Caipira", que será lançado no Sesc Piracicaba nesta quarta-feira, às 20h, é um registro cinematográfico documental que têm como personagens principais os centenários cadernos de partituras manuscritas de autores que viveram na cidade de Piracicaba no início do Séc. XX.
Entre notas, dedicatórias e apontamentos, eles foram sobrevivendo aos anos, mudando de lar, até serem redescobertos na casa do violonista Sérgio Belluco.
O filme registra lembranças e depoimentos de músicos e historiadores que tiveram relação com os autores e as obras presentes neste arquivo. E embora seja de um tempo distante cronologicamente, é familiar, pois evoca um cenário afetivo eternamente presente em um consciente coletivo de várias gerações e que finalmente se cristaliza em imagens e música.
O roteiro do documentário foi escrito pelos músicos Saulo Ligo e André Bertini em parceria com a diretora e narra a viagem deste acervo, questionando a maneira pela qual essas partituras e a própria música circulavam há mais de cem anos, antes da gravação e do rádio, além de abordar as formas que as memórias presentes nos cadernos afetaram e ainda afetam a construção musical, afetiva, sócio-cultural do entorno por onde passaram.
O documentário virá acompanhado de uma série de outros lançamentos (3 discos digitais e 1 songbook de 45 obras presentes no acervo), é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, através do PROAC (Programa de Ação Cultural) e tem as participações dos músicos Sérgio Beluco, Alessandro Penezzi, Nailor Proveta, Marco Abreu e do historiador Cecílio Elias Netto, entre outros.
Memória Musical Caipira
Duração: 30 minutos
Livre
Atividade presencial
Grátis
Local: Teatro
Retirada de ingressos com 1h de antecedência
Data e horário: 24/05, quarta-feira às 20h
BRA, doc, 30”
Direção: Bruna Epiphanio
Roteiro: Saulo Ligo e André Bertini
Elenco: Sérgio Beluco, Alessandro Penezzi, Nailor Proveta, Marco Abreu e Cecílio Elias Netto.
Sinopse
Registro documental que tem como personagens principais os centenários cadernos preenchidos com partituras manuscritas de autores que viveram na cidade de Piracicaba no início do Séc. XX. Entre notas, dedicatórias e apontamentos, eles foram percorrendo os anos, mudando de lar, até serem (re)descobertos na casa do violonista Sérgio Belluco. O filme se vale de lembranças e depoimentos de músicos e historiadores que tiveram alguma relação com os autores e as obras presentes para reconstruir a memória sonora e afetiva de um tempo distante.
Ficha técnica
Data de lançamento: 24/5/23.
Duração: até 30 minutos.
Classificação: livre
Formato: audiovisual / 1080p 16:9
Segmento: documentário / acervo / patrimônio / música / perfil artístico
Recursos: libras e legenda