Evento I Mostra Preta Periférica de Teatro foi idealizada pela atriz Eva Prudêncio (Divulgação)
Resistência, linguagem e poética. Esse é o mote que norteia a I Mostra Preta Periférica de Teatro que acontece em Piracicaba entre os dias 12 e 15 de maio.
O evento – que contará com exibição de espetáculos teatrais, oficinas, palestras, debates e rodas de bate-papo, dentre outras atividades – é pensando, organizado e produzido em torno de profissionais pretos e pretas e ocorrerá em locais-chave da cultura negra piracicabana – como a Casa do Hip Hop, a Vila África e o Barranco Cultural.
A Mostra tem ainda o apoio do Sesc Piracicaba, que vai acolher algumas das atividades programadas, e da Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural).
Após receber as propostas de atividades enviadas por grupos diversos, a comissão que organiza a Mostra definiu que serão quatro dias de intensa programação totalmente gratuita.Dentre os destaques, está o quilombo que será formado na abertura da Mostra que vai aconteceer no Sesc, no dia 12, a partir das 19h, e que contará também com a apresentação do espetáculo teatral “Macacos”.
“Tendo como objetivo abordar a construção de um pensamento político sobre a negritude, a atividade quer favorecer a expansão de sua representatividade e a possibilidade de ampliar a difusão da consciência da luta do povo negro”, dizem os organizadores.
Idealizado pela atriz Eva Prudêncio, a I Mostra Preta Periférica de Teatro foi contemplada em edital do Proac, tem produção do Coletivo Coisa Preta e realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
A programação completa da Mostra pode ser conferida em suas páginas oficiais no Instagram e Facebook.
Programação
Quinta, 12/5 – Abertura e Espetáculo “Macacos”, no Sesc;
Sexta, 13/5 – 10h: “Menina dos Olhos...Preta!”, Escola Sud Menucci; 15h - “Menina dos Olhos...Preta!”, Escola Municipal Professora Irene Peron Oliveira Dortada; também às 15h - “O Sopro de Caiumba, para todos aqueles que vieram antes de Nós...”, na Vila África (escola Jaçanã); 22h - Espetáculo adulto (Sessão Maldita): “Cantos de Água em Estado Sólido”, na Casa Hip Hop.
Sábado, 14/5, 10h - Espetáculo: “Zuri e o Pé de Dendê”, em frente à igreja São Benedito; às 15h - Espetáculo infantil “O Sopro de Caiumba, para todos aqueles que vieram antes de Nós... “, no Barranco Cultural; e às 22h - Espetáculo adulto (Sessão Maldita): “Andarilho Homem Macaco”, Casa do Hip Hop.
Domingo, 15/5 - 18h, Encerramento: espetáculo “A Grande Dama”, Barranco Cultural.