Foram enviados exemplares de livros publicados pelo IHGP (Divulgação)
O Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba encaminhou recentemente suas obras impressas para serem catalogadas na Biblioteca Nacional dos Estados Unidos. O envio foi realizado para a sucursal da entidade situada no Rio de Janeiro e integrará a seção de publicações latino-americanas.
Foram enviados exemplares de livros publicados pelo IHGP como "Piracicaba Antiga - A foto e a história" de autoria do jornalista e presidente da entidade Edson Rontani Júnior e "As luzes do vale - rememorações piracicabanas sobre a cidade-mãe: Itu", escrito pela professora e ex-presidente da entidade Marly Therezinha Germano Perecin.
O IHGP costumeiramente é acionado pelas principais entidades de catalogação por suas obras, as quais são publicadas desde o início dos anos 1970. Desde a década passada, o Instituto enviou seus livros para o Museu do Futebol de São Paulo, Biblioteca Nacional do Brasil, bibliotecas públicas e particulares (em especial de escolas) de todo o país, além das bibliotecas de Harvard e do Congresso Nacional dos EUA.
A Biblioteca Nacional do Congresso Norte-Americano é uma das maiores do mundo. Possui cerca de 160 milhões de itens, como livros, filmes, áudios, jornais e outros. Foi fundada em 1800.
Além de suas obras, o IHGP encaminhou dois outros livros sendo "Gol do XV no Barão", produção independente de Mário Luis Tricta, cuja pesquisa foi realizada no acervo da entidade, e "200 anos de instalação da Câmara Municipal da Vila Nova da Constituição, 1822" da historiada Marly Germano Perecin, lançado ano passado pela Câmara de Vereadores de Piracicaba.