Edilson Rodrigues de Morais é o autor do livro (Divulgação)
Em homenagem aos 100 anos da Estação da Paulista, comemorados no dia 29/7, o jornalista Edilson Rodrigues de Morais lança neste sábado, 23, às 16h, o livro digital intitulado Centenário da Estação Paulista, no prédio da Estação da Paulista.
Com 96 páginas, o e-book pode ser baixado no formato PDF acessando a página do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba) em www.ihgp.org.br. Obra é apoiada pela Lei Emergencial Aldir Blanc nº 14.017/2020.
Mantida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria da Ação Cultural (Semac), a Estação da Paulista é um dos maiores símbolos de formação histórica de Piracicaba, considerada um relevante cartão-postal referente a eventos culturais e artísticos da cidade, e por esse e outros motivos mereceu um livro inteiro dedicado em sua homenagem.
O e-book narra a chegada da primeira locomotiva pertencente à Companhia Paulista de Estradas de Ferro, que partiu da Estação da Luz, em São Paulo.
Nos capítulos iniciais, o autor faz uma volta até o final do século 19 para contar um pouco sobre a história da criação da primeira locomotiva, em 1804, e o desenvolvimento das estradas de ferro que avançaram a partir do trabalho do inglês George Stephenson, a quem se atribui a primeira ferrovia a conduzir passageiros regulares entre as cidades de Liverpool a Manchester, na Inglaterra, em 1830.
De acordo com Morais, a obra narra a movimentação da Câmara de Vereadores de Piracicaba que, em 26 de março de 1902, encaminhou ofício à Companhia Paulista de Estradas de Ferro para solicitar a urgência na construção de ramal ferroviário com chegada no município.
“A partir dessa narrativa, o leitor conhece um pouco mais sobre a história que marca a construção desta centenária estação ferroviária, que por mais de cinco décadas trouxe progresso e desenvolvimento ao município e às cidades em seu entorno”, explica.
O jornalista completa dizendo que a obra é uma homenagem ao povo piracicabano e um presente às futuras gerações que terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esse monumento histórico e cultural, tombado, no bairro da Paulista, em Piracicaba.
“Sou grato à Lei Emergencial Aldir Blanc e ao apoio recebido no processo de criação da obra. É uma honra ser o autor de um tema de grande relevância para a história piracicabana”, ressalta Morais.
Mais informações: (19) 99706-1570.