Cinema

MISP Piracicaba inicia 3º ano da parceria com o programa Pontos MIS

Parte da programação dos próximos meses pelo programa Pontos MIS foi divulgado durante encontro, com presença do diretor do MISP, Pedro Maurano, em São Paulo

Da Redação
07/03/2023 às 05:55.
Atualizado em 07/03/2023 às 05:55

O encontro no MIS foi encerrado com palestra do comunicólogo André Fonseca, chamada Cultura: Públicos Pós-Pandemia (Cintia Bueno)

O Pontos MIS, programa de formação e difusão cultural do Estado de São Paulo, que acontece em Piracicaba por meio do MISP (Museu da Imagem e do Som de Piracicaba), divulgou parte da programação de filmes que serão exibidos este ano na cidade. O anúncio aconteceu na última terça-feira (28), durante Encontro Regional dos Pontos MIS, realizado no MIS-SP (Museu da Imagem e Som), na capital paulista. O evento marcou o início do terceiro ano da parceria entre a célula piracicabana e o projeto ligado ao museu paulistano.

Em março, o primeiro filme da parceria, com sessão na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, na quarta-feira (8), às 19h, é Bela Vingança, de Emerald Fennell, dentro da Mostra Diretoras do Oscar, alusivo ao Dia Internacional da Mulher. Outros filmes das mostras, com sessões na cidade, são Nomadland, de Choé Zhao, e Raya e o Último Dragão, de Carlos Lopéz Estrada e Don Hall.

O diretor do MISP (Museu da Imagem e do Som de Piracicaba), Pedro Augusto Ranzani Maurano, participou do Encontro Regional dos Pontos MIS. Na ocasião, Maurano e representantes de todos os 120 municípios paulistas que participam do programa, conheceram mais atividades previstas para 2023 e aprenderam mais sobre as ferramentas de operação do Ponto MIS e seus processos.

Para este ano, Piracicaba, enquanto município ativo do programa Pontos MIS, receberá, de forma regular, sessões presenciais mensais, oficinas presenciais trimestrais, oficinas virtuais mensais, sessão on-line mensal, bate-papo de cinema mensal e orientação de desenvolvimento de curtas.

Maurano avaliou como positivo o encontro em São Paulo, o primeiro realizado de forma presencial após dois anos apenas no virtual devido à pandemia da Covid-19. Para o diretor do MISP, a população de Piracicaba terá acesso a filmes de qualidade para assistir nas sessões gratuitas que o ocorrem três vezes ao mês na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto.

Em 2023, a parceria ainda prevê ações eventuais, aquelas que ainda serão definidas quais cidades receberão, como exposição, posa de tripé e sessões itinerantes.

“A programação deste semestre está bem eclética nas temáticas das sessões cinematográficas e também uma boa quantidade de ações on-line, tanto de filmes como oficinas”, comenta Maurano. As oficinas relacionadas ao cinema e suas temáticas serão anunciadas em breve.

A parceria do MISP com o MIS também é exaltada por Maurano, que coloca o público da cidade como o grande beneficiário.

“A parceria do MISP com a Semac e projeto Pontos Mis é extremamente importante para consolidar a ação cultural do meio audiovisual na cidade. Neste encontro de 2023, feito na sede do MIS SP, tivemos uma percepção das ações ainda mais neste momento pós-pandemia, e o intercâmbio das realidades e ações culturais de cada município participante do Pontos Mis”, disse Maurano.

O encontro no MIS foi encerrado com palestra do comunicólogo André Fonseca, chamada Cultura: Públicos Pós-Pandemia, em que ele dialogou sobre formação de plateias em diversas vertentes do setor nesta retomada dos eventos presenciais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por