35ª edição

Mostra Almeida Júnior é inaugurada no hall do Teatro Losso Netto

Noventa e seis obras de 40 artistas podem ser vistas, gratuitamente, até 4 de junho

Da Redação
06/05/2023 às 08:13.
Atualizado em 06/05/2023 às 08:14
Mostra Almeida Júnior deste ano poderá ser visitada até 4 de junho (Divulgação)

Mostra Almeida Júnior deste ano poderá ser visitada até 4 de junho (Divulgação)

Noventa e seis obras de 40 artistas podem ser vistas na 35ª edição da Mostra Almeida Jr., inaugurada neste sábado, às 19h, no hall do Teatro Municipal Dr. Losso Netto. A exposição é realizada pela Apap (Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos), em parceria com Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

A entrada é gratuita e a mostra ficará no espaço até o dia 4/06.

Os trabalhos expostos foram produzidos com técnicas em óleo e acrílica sobre tela, escultura e fotografia. Como destaca o presidente da Apap, Odair Demarchi, a 35ª edição acontece em maio em alusão ao Dia do Artista Plástico, celebrado no Brasil no dia 8/05, que também é o dia do nascimento de Almeida Júnior.

A mostra é uma homenagem ao pintor e desenhista José Ferraz de Almeida Júnior, natural de Itu, mas que passou parte de sua vida em Piracicaba. O artista é considerado um dos maiores artistas plásticos nacionais pela abordagem da temática regionalista e da cultura caipira, sendo o principal precursor do regionalismo brasileiro.

Para o secretário de Governo e da Semac, Carlos Beltrame, a Mostra Almeida Jr. reforça a tradição de Piracicaba no universo das artes plásticas, lembrando que a cidade, sempre com apoio da Prefeitura por meio da Semac, também abriga outras mostras como o Salão de Belas Artes e o de Arte Contemporânea. “É uma mostra com talentos em estilos diversificados que podem expor suas obras em um importante espaço cultural da cidade, como é o hall do Teatro Municipal Dr. Losso Netto”.

Demarchi também ressalta que as premiações das duas categorias, Acadêmica e Contemporânea, acontecem na noite de inauguração.

A curadora desta edição, a artista Viviane Gibin, fala sobre o processo de seleção das obras. Este ano foram 120 inscritas. “O desafio nesta 35ª Mostra Almeida Júnior foi organizar tanta diversidade: visões, ideias e resultados, tanto física quanto virtualmente (pois contaremos tanto com a mostra física no teatro quanto virtual, em nossos endereços eletrônicos), em uma solução coesa e equilibrada”.

SERVIÇO
35ª Mostra Almeida Júnior. No hall do Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Na avenida Independência, 277, Bairro Alto. A exposição fica aberta à visitação gratuita até 4/06. Informações: 3434-2168.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por