Concerto

Orquestra Sinfônica de Piracicaba se apresenta em Araras

O percussionista Nicolas acompanha quinteto do Projeto Música de Câmara da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP)

Da Redação
10/02/2023 às 04:55.
Atualizado em 10/02/2023 às 04:55
No repertório será contemplado o estilo popular (Divulgação)

No repertório será contemplado o estilo popular (Divulgação)

A cidade de Araras recebe nesta sexta-feira (10), às 20h, no Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo, o penúltimo concerto da turnê 2023 do Projeto Música de Câmara da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP), que esse ano contempla quatro cidades da região metropolitana pelo edital 14/2022 do Proac-SP (Programa de Ação Cultural de São Paulo).

A apresentação traz o quinteto de madeiras, acompanhado pelo percussionista Nicolas Damaceno. A entrada é gratuita e a população pode doar um quilo de alimento não perecível, a ser encaminhado a uma instituição local.

A finalidade do projeto Música de Câmara é popularizar o contato com a qualidade musical sinfônica, principalmente às pessoas menos habituadas, facilitando o acesso do público aos músicos sem a necessidade da grande estrutura que envolve uma orquestra.

“A formação de câmara se dá a partir de pequenos grupos de diferentes composições, que podem ser quartetos ou quintetos de cordas, com ou sem percussão, quintetos de madeiras ou metais”, esclarece o clarinetista Reinaldo dos Anjos, organizador e coordenador do projeto em parceria com a produtora musical Mayumi Micheletti e a direção da OSP, que tem como diretor artístico e regente titular o maestro alemão Knut Andreas.

Mayumi explica que este é um dos gêneros da música de concerto. “Em italiano, câmara se refere a uma antessala pequena, proposta que nasceu no começo do Barroco para apresentações em ambientes menores.”

Na programação, Araras receberá o grupo de madeiras formado pelos músicos Wesley Moraes (flauta transversal), Heleodoro Moraes (oboé), Edimilson Ribeiro (clarinete), Ricardo Aurélio (fagote), Evandro Neves (trompa), com participação de Nicolas Damaceno na percussão. Os concertos têm duração de 40 minutos a uma hora e no repertório, especialmente produzido para o público ararense, será contemplado o estilo popular, com obras de Luiz Caetano, Astor Piazzolla, Fernando Moraes, Tom Jobim, Jair Amorim, Dilermando Reis e Zequinha de Abreu.

Serviço
Concerto do Projeto Música de Câmara OSP em Araras: Dia 10 de fevereiro, às 20 horas, no Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo (avenida Dona Renata, 401, Centro). A entrada é gratuita. Ingressos podem ser reservados pelo Sympla, não é preciso imprimir, basta apresentar o QR Code recebido por e-mail pelo celular na entrada. Também é possível retirar ingressos diretamente na secretaria do teatro. Na entrada, o público poderá colaborar com a doação de um quilo de alimento não perecível, a ser encaminhado a uma instituição local.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por