Orquestra Sinfônica

OSP inicia turnê 2023 por quatro cidades da Região Metropolitana

Nesta sexa-feira, dia 27 de janeiro, Projeto Música de Câmara será apresentado em Cosmópolis

Da Redação
26/01/2023 às 06:14.
Atualizado em 26/01/2023 às 06:14
Turnê 2023 começa por Cordeirópolis (Rodrigo Alves)

Turnê 2023 começa por Cordeirópolis (Rodrigo Alves)

O Projeto Música de Câmara da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP), aprovado pelo edital 14/2022 do ProAc (Programa de Ação Cultural de São Paulo), começa sua turnê 2023 por quatro cidades da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP) nesta sexa-feira, dia 27 de janeiro, quando o grupo se apresenta em Cordeirópolis.

Na sequência, os concertos acontecem dia 4 de fevereiro em homenagem ao aniversário de 142 anos de São Pedro; dia 10 em Araras; e no final do mês em Limeira. As apresentações são gratuitas e abertas à população em geral. 

Organizado e coordenado pelo clarinetista Reinaldo dos Anjos e pela produtora musical Mayumi Micheletti, em parceria com a direção da OSP, a proposta foi criada com a finalidade de popularizar o contato popular com a qualidade musical sinfônica, especialmente às pessoas menos habituadas. 

Além disso, a ideia é facilitar o acesso das pessoas aos músicos da Sinfônica, sem a necessidade da grande estrutura que envolve uma orquestra. Isso porque a formação de câmara se dá a partir de pequenos grupos de diferentes composições, que podem ser quartetos ou quintetos de cordas, com ou sem percussão, e quintetos de madeiras ou metais. 

Os concertos têm duração de 40 minutos a uma hora e o repertório mescla uma pluralidade de estilos, do erudito ao popular, incluindo obras clássicas, eruditas e contemporâneas, e temas de cinema. 
No final do ano passado, a primeira fase do projeto contemplou as cidades de Piracicaba e Águas de São Pedro. 

Turnê 2023 começa por Cordeirópolis 

Cordeirópolis foi selecionada para abrir a turnê 2023 do Projeto Música de Câmara da OSP. O concerto gratuito trará o quinteto de cordas à cidade no dia 27 de janeiro, às 20 horas, no Centro Cultural Ataliba Barrocas, na Vila Lídia. Na entrada, o público pode colaborar com um quilo de alimento não perecível, a ser doado a uma instituição local. 

O quinteto de cordas é formado pelos músicos Samuel Lima (1º violino), Victor Freitas Matos (2º violino), Anderson Santos (viola), Ana Clara Alves (violoncelo) e Allan Teixeira (contrabaixo). O concerto tem duração entre 40 minutos e uma hora e, no repertório especialmente produzido para a cidade, haverá uma mescla do erudito ao popular, com obras de Vivaldi, Mozart, Karl Jenkins, Alberto Nepomuceno, Ernst Mahle, Astor Piazzolla, Tom Jobim, Ernani Aguiar e Milton Nascimento. 

“Estamos muito felizes por levar nossa música a Cordeirópolis e elaboramos uma programação que irá agradar a pessoas de todas as idades. A proposta das doações de alimentos na entrada é uma ação de retorno à cidade que nos acolhe: além do trabalho musical, é um incentivo para que todos ajudem alguma instituição local”, destacam os organizadores. 

Serviço 
Concertos do Projeto Música de Câmara OSP – Cordeirópolis: dia 27/01 (sexta-feira), às 20 horas, no Centro Cultural Ataliba Barrocas (rua Siqueira Campos, 414, Vila Lídia); São Pedro: 4 de fevereiro, às 20 horas, no Espaço Artístico Clarice Zezza Matarazzo (rua Joaquim Teixeira de Barros, 860, Centro); Araras: 10 de fevereiro, às 20 horas, no Teatro Estadual Sérgio Cardoso (avenida Dona Renata, 401, Centro); Limeira: a confirmar. Entradas gratuitas e abertas a todas as idades; população pode doar um quilo de alimento não perecível.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por