Técnicas do teatro épico serão combinadas com o roteiro tradicional da jornada de Jesus na terra (Tiago Rocheto)
Tradicionalmente encenada na semana da Páscoa, a 33ª Paixão de Cristo de Piracicaba está prestes a estrear com novidades no formato que devem tornar a apresentação ainda mais viva para o público e elenco.
O espetáculo mais popular da cidade, que está entre as maiores produções nacionais a céu aberto, acontece de 6 e 9 de abril (quinta-feira a domingo), às 20h, no Parque Engenho Central. Na Sexta-feira Santa haverá uma sessão extra, às 17h, totalizando cinco apresentações nesta temporada.
Nesta edição de 2023, Dagoberto Feliz será o diretor artístico e Marcella Vicentini é assistente de direção e preparadora corporal de elenco.
As inovações de 2023 são propostas de Dagoberto Feliz para tornar o espetáculo mais “orgânico”. Para isso, a ideia do diretor foi tirar o som gravado. Deste modo, os atores usarão microfones para expressar as falas dos personagens.
“Sempre me incomodou ter todo o texto gravado, mas essa era a possibilidade técnica possível. Conversando com o Guarantã e o pessoal do som, propusemos esse novo formato com o elenco principal: teremos sempre um ator ou atriz dublando e outro(a) fazendo a cena. Em cada dia de apresentação uma dupla cumprirá uma determinada função. Ou seja, quem fez a voz na noite anterior, será o corpo do personagem no dia seguinte e vice-versa”.
Os atores que estiverem fazendo a dublagem deverão ficar em um espaço dedicado a isso, à vista do público. A exceção são os personagens de Cristo e Verônica, além das três narradoras que serão novidade nesta edição. Isso porque as locutoras serão fixas, enquanto que as duplas de atores responsáveis por Cristo e Verônica trocarão entre si os momentos como voz e corpo, em todas as sessões.
Este tipo de encenação, conforme confirma Dagoberto, faz parte de um estilo de teatro bastante conhecido no universo das artes cênicas. “É um estilo chamado teatro épico narrativo, também considerado metateatral, pois busca não enganar o público. Todos sabem que o que está acontecendo é um teatro. Convidamos, deste modo, quem assiste a entrar nesta brincadeira”.
Apesar de grandes as novidades em relação ao formato da encenação, o roteiro da 33ª Paixão de Cristo deve manter suas raízes. “Tem uma coisa muito interessante do texto do ano passado, feito pelo Marcos Tadeu, que são as cenas curtas. Esse tipo de narrativa provoca um movimento na dramaturgia, um ritmo interessante, contemplando o que é essencial e entregando a história para a próxima cena. O Marcos foi muito esperto e eu ‘roubei’ isso da sua dramaturgia. Mas, como sou dos antigos, mantive alguns textos clássicos, como “O Mártir do Calvário", do dramaturgo português Eduardo Garrido, escrito em 1902, bem como algumas passagens importantes da história”.
Já os textos que serão falados pelas narradoras, construídos para o espetáculo de 2023, contaram com a contribuição do dramaturgo Denilson Oliveira. “Não tenho condições de avaliar o que a plateia irá achar. Eu espero que seja uma experiência muito legal para todos. Buscamos preservar a história, que é muito conhecida e respeitada, mas esse será com o jeito da trupe de 2023 da Paixão de Cristo de contar ”, destacou.
Ingressos
A venda dos ingressos para a arquibancada pode ser realizada online no site megabilheteria.com. O valor da arquibancada é R$ 20 (inteira) ou R$ 10 (meia-entrada). Também serão vendidos ingressos diretamente na bilheteria do espetáculo, arquibancada e cadeiras numeradas, com abertura duas horas antes da apresentação.
A realização é conjunta entre Associação Cultural e Teatral Guarantã, Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal: União e Reconstrução. Através da Lei de Incentivo à Cultura, o Patrocínio Master é do Magazine Luiza e Patrocínio da Caterpillar Brasil e Toyota Nippokar.