Teatro

“Partir” no Garapa

Entrada é gratuita com apresentações neste sábado e domingo, às 20h

Da Redação
08/04/2022 às 08:44.
Atualizado em 08/04/2022 às 08:45
Ator Romualdo Sarcedo apresenta o espetáculo “Partir” (Atílio Andrade)

Ator Romualdo Sarcedo apresenta o espetáculo “Partir” (Atílio Andrade)

O espetáculo solo "Partir”, de autoria do ator Romualdo Sarcedo baseado em textos do escritor Fernando Pessoa, será apresentado neste sábado (9) e domingo (10), às 20 horas, no Ponto Cultura Arte Garapa. A entrada é gratuita, com a apresentação do comprovante físico ou digital com ao menos duas doses da vacina contra o Covid-19. É recomendável o uso de máscara no interior do espaço. Cada sessão é limitada a 60 pessoas.

A apresentação será especialmente dedicada ao público que, no auge da pandemia, em meados de 2020, antecipou a compra de ingressos como apoio a artistas piracicabanos que ficaram sem trabalho e renda no período. A ação foi uma realização do Movimento Liberdade Liberdade (MLL), formado por atores e músicos de Piracicaba no início de 2020. 

Ator, diretor teatral e responsável pelo Garapa, sede do MLL, Antonio Chapéu destaca o sentimento de gratidão às pessoas que confiaram na aquisição antecipada dos ingressos. “O público compreendeu o momento e teve a paciência de aguardar quase dois anos para ver presencialmente o espetáculo, que vale a pena pela beleza do texto e da interpretação.” 

No palco com Fernando Pessoa

No solo teatral “Partir”, o ator Romualdo Sarcedo, ou Roma, como ficou conhecido o diretor da Companhia Roma Produções Artísticas, reúne poemas do escritor Fernando Pessoa, considerado um dos mais importantes poetas portugueses de todos os tempos, ao lado de Luís Vaz de Camões. 

Uma pessoa prestes a partir para uma viagem, arrumando suas malas, mas protelando sua partida, retrata seu estado emocional a partir da lembrança de poemas de Pessoa. Oscilando entre a euforia, a insegurança, temor do desconhecido e angústia na busca de um sentido para a existência, o solo navega por 18 poemas, entre completos e trechos. 

Segundo Roma, trata-se de um passeio pelas diferentes personalidades do escritor, expressas por seus heterônimos, como Álvaro de Campos, Ricardo Reis e alguns assinados pelo próprio Pessoa.

“Álvaro de Campos busca “sentir tudo de todas as maneiras”, entremeando sentimentos extremos de Ricardo Reis, mencionado nos momentos de busca pela tranquilidade da alma, pelos prazeres simples da vida, o domínio das paixões e a aceitação da fatalidade da condição humana. “Partir” é a composição de uma colcha de retalhos entre os mais famosos, profundos e encantadores poemas de Fernando Pessoa, conhecidos, estudados e admirados em todo o planeta”, esclarece o ator.

Além de interpretar, Roma também é roteirista deste trabalho, surgido da “necessidade de trazer a poesia muitas vezes esquecida nos livros para o centro da reflexão, da sensibilização e do contato humano”. “A peça propõe um momento de desaceleração, de um olhar mais apurado para dentro de nós mesmos e para a vida que nos rodeia”, afirma.

Serviço
“Partir”, solo teatral sobre poemas de Fernando Pessoa com o ator Romualdo Sarcedo. Sábado (9) e domingo (10), às 20 horas, no Ponto Cultura Arte Garapa (Rua Dom Pedro II, 1.313, Centro, Piracicaba).

Cada sessão é limitada a 60 pessoas. Entrada gratuita com apresentação de comprovante físico ou digital com ao menos duas doses da vacina contra o Covid-19.

É recomendável o uso de máscara no interior do espaço. Informações: (19) 3377-2001.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por