Na Empem

Pianista canadense Jani Parsons encerra recitais do IX Encontro Internacional

Em sua apresentação, estão músicas de Wolfgang Amadeus Mozart, Sergei Prokofiev, Frédéric Chopin, Sergei Rachmaninoff, entre outros

Romualdo Cruz Filho
19/07/2022 às 08:57.
Atualizado em 19/07/2022 às 08:58

A pianista canadense Jani Parsons encerra hoje (19) os recitais do IX Encontro Internacional de Pianistas, na Empem (Divulgãção)

A pianista canadense Jani Parsons realiza hoje à noite (19) recital de encerramento do IX Festival Internacional de Pianistas de Piracicaba (Eipianopira), na Sala dr. Mahle, da Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle (Empem), às 20h.

Todas as informações sobre o evento e aquisição de ingressos podem ser obtidas no site eipianopira.com.

Em sua apresentação, estão músicas de Wolfgang Amadeus Mozart, Sergei Prokofiev, Frédéric Chopin, Sergei Rachmaninoff, Elizabeth Jacquet de la Guerre, Alberto Ginastera entre outros.

Elogiada por sua "combinação de ternura e energia vivaz" (San Francisco Chronical) e "puro virtuosismo" (LA Splash), Jani Parsons tornou-se conhecida pela sua performance que revela muita versatilidade. Como solista, é fundadora e diretora executiva do Latitude 49, um conjunto de câmara mista recentemente criada na Universidade de Princeton e pianista do Lumina Duo, ao lado da oboísta Merideth Hite Estévez.

Jani trabalhou diretamente com muitos compositores, incluindo Steve Reich, Christopher Cerrone, John Zorn, Stacy Garrop, Marc Mellits, Roshanne Etezady, Augusta Read Thomas, Jared Miller e Shulamit Ran e estreou mais de sessenta novas obras solo e de câmara. Trabalhou com o Pittsburg New Music Ensemble, membros do Bang On a Can All-Stars, Eighth Blackbird e New Music Detroit, bem como membros das Orquestras Sinfônicas de Chicago e Detroit. 

Já se apresentou em toda a América do Norte, o que inclui o Chan Center for the Arts (Vancouver, British Columbia), o Banff Center for the Arts, o Detroit Symphony Center, o Detroit Institute of Arts, o Ravinia Festival e o Museum of Contemporary Art (Chicago) e em vários centros educacionais, instituições como o New England Conservatory, a Indiana University, a Southern Mississippi University e a Northwestern University, entre outras.

Mais recentemente, Jani pode ser ouvida no segundo álbum do Latitude 49, Wax and Wire, lançado pelo New Amsterdam Label em fevereiro de 2020. Outras gravações incluem o álbum Beau Soir: French Music for Oboe and Piano do Lumina Duo no rótulo MSR e a estreia do Latitude 49 álbum Curious Minds saudado como uma "estreia impressionante" por Peter Margasak do Bandcamp Daily.

Ela gravou no selo Tzadik e Çedille Records e foi destaque na rádio CBC e WFMT em Chicago.
Jani estudou com Lorraine Ambrose na Vancouver Academy of Music (B.M. em Piano Performance), com pós-graduação na Universidade de Michigan sob Arthur Greene e John Ellis (M.M. e DMA em Piano Performance e Pedagogia). Ela possui um diploma de performer do Royal Conservatory of Music (A.R.C.T.) e um certificado de pedagogia teórica da Universidade de Michigan. É professora ativa e tem contribuído imensamente para a formação de muitos alunos premiados. 

Ela desenvolveu masterclasses nos Estados Unidos e atuou como docente no Fresh Inc. Summer festival, no Interlochen Summer Arts Camp e no Festival Internacional de Pianistas de Piracicaba (Eipianopira).

Mudou-se mudou de Chicago, onde foi performer e professora freelance, para se juntar ao corpo docente da Baylor University, ao lado de seu parceiro, o percussionista/compositor Chris Sies. Foi ainda reconhecida como Office of the Vice Provost for Research (OVPR) Rising Star por seu potencial de pesquisa e desenvolvimento no início de carreira.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por