Exposição interativa, com apoio da Prefeitura, tem a proposta de divertir e aguçar a curiosidade; é necessário retirar ingressos na plataforma Sympla
Personalidades guiarão o caminho do visitante, que vivenciará experiências interativas (Divulgação)
Inédita e gratuita, a exposição Steam XP Universo Curioso convida os moradores de Piracicaba e região a vivenciar uma experiência dinâmica, imersiva e interativa para conhecer os princípios do processo criativo, da inovação e da inventividade. Diversão garantida para crianças e famílias, a mostra abraça a abordagem Steam (sigla de uma abordagem pedagógica interdisciplinar que prevê a integração colaborativa e criativa dos conhecimentos em Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes & Design e Matemática.
Steam XP Universo Curioso acontece de 1º de novembro a 1º de dezembro, de terça a domingo, das 9h às 18h, no Engenho Central, avenida Dr. Maurice Allain, 454 - galpão 14C - Vila Rezende.
O tempo de visitação será de cerca de uma hora. É necessário retirar ingressos na plataforma Sympla. A iniciativa tem como público-alvo alunos da rede pública de ensino, na faixa etária de cinco a 11 anos, e também é aberta ao público em geral. A mostra oferece agendamento para escolas.
Com curadoria de João Epifânio Regis Lima, Steam é uma realização da ID4! Produtora Cultural LTDA e Ministério da Cultura, pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da ArcelorMittal e apoio da Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretaria de Cultura.
Em circuito itinerante, a exposição está estruturada em seis ambientes temáticos, cada um representado por um "padrinho", um ícone escolhido pela projeção em sua trajetória. São eles Leonardo Da Vinci, Steve Jobs, Marie Curie, Arquimedes, Tarsila do Amaral e Santos Dumont.
Estas personalidades - que estarão na exposição por meio de projeção - guiarão o caminho do visitante, que vivenciará experiências interativas. Como explica Thiago Kling, "ao entrar na exposição, os visitantes passam por diferentes espaços onde são convidados a participar de atividades interativas. No final, espera-se que todos entendam um pouco mais sobe o universo do Steam, onde ele está presente - seja nos softwares, nos hardwares ou nos objetos".
Desafios divertidos em algumas das salas
Em cada sala haverá uma atividade relacionada ao personagem. A partir do primeiro ambiente expositivo, a Sala do Encantamento, a ideia é despertar a curiosidade que leva a criança a entender a ciência que está por trás da brincadeira. Na Sala Leonardo da Vinci, os visitantes vão montar e brincar com algumas invenções e engenhocas do famoso artista-cientista do Renascimento. Já na Sala Arquimedes, a ideia é se divertir utilizando catapultas para lançar objetos coloridos e luminosos (feitos pelas próprias crianças) que ficarão presos às paredes da sala, alterando seu cenário.
"Na Sala Santos Dumont, além de poder contemplar uma incrível réplica do 14-bis e de um dirigível, os visitantes poderão entrar em uma réplica da casa de Petrópolis do inventor, a partir da qual poderão se divertir atirando aviõezinhos de papel feitos na hora. Nesse momento, os visitantes serão desafiados, em pequenos jogos, a produzirem aviões que, por exemplo, percorram a maior distância ou que permaneçam por mais tempo em voo. O objetivo aqui é despertar na criança o espírito investigativo que pede a colaboração de todas as áreas de conhecimento envolvidas na sigla STEAM", detalha o curador João Epifânio Regis Lima.
Steam XP Universo Curioso
De 1º de novembro a 1º de dezembro, de terça a domingo, das 9h às 18h, no Engenho Central, av. Dr. Maurice Allain, 454 - galpão 14C - Vila Rezende, Piracicaba. Duração da visitação - cerca de 1 hora. É necessário retirar ingressos na plataforma Sympla.
Público-alvo - alunos da rede pública de ensino, na faixa etária de 5 a 11 anos, e também público em geral. A mostra oferece agendamento para escolas.
O Liga Sream é o maior programa de formação de educadores em Steam do país. Começou em 2022 como iniciativa da Fundação ArcelorMittal, que em 2023 ganhou a adesão da Fundação Banco do Brasil. A consultoria técnica do projeto é da Tríade Educacional e a gestão técnica é da AVSI Brasil.
O patrocínio é ArcelorMittal. Apoio da Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).