Região Metropolitana de Piracicaba

Projeto Música de Câmara OSP levará apresentações gratuitas

Os concertos têm duração de 40 minutos a uma hora e mesclam pluralidade de estilos, com repertório popular e erudito

Da Redação
13/12/2022 às 07:56.
Atualizado em 13/12/2022 às 07:56

Formado por músicos da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, projeto aprovado pelo Proac tem início com concertos populares de final de ano (Divulgação)

Muita gente ainda relaciona os concertos sinfônicos com eventos elitizados. Para mudar esse conceito, o clarinetista Reinaldo dos Anjos e a direção da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, criaram o projeto Música de Câmara OSP, com a finalidade de popularizar o contato com a qualidade musical sinfônica a diferentes públicos e localidades, especialmente para as pessoas menos habituadas. Serão sete apresentações gratuitas em cidades da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP), sendo três em dezembro e as demais em janeiro e fevereiro de 2023. 

A formação de câmara se dá a partir de pequenos grupos de diferentes composições, que podem ser quartetos ou quintetos de cordas, com ou sem percussão, e quintetos de madeiras ou metais que, no caso do projeto, são compostos por músicos da Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Os concertos têm duração de 40 minutos a uma hora e mesclam pluralidade de estilos, com repertório popular e erudito, incluindo obras clássicas como as de Mozart, Vivaldi, Handel e Haydn, temas de cinema e canções natalinas, para conquistar um público cada vez maior e mais diversificado. 

Na programação inicial do projeto Música de Câmara OSP, o primeiro concerto acontece no dia 16 de dezembro (sexta-feira), realizado pelo quinteto de metais e percussão, especialmente para a Fundação Casa de Piracicaba. No dia 18 (domingo), o quinteto de cordas se apresenta, a partir das 9h45, na Paróquia Menino Jesus de Praga, no Jaraguá, também em Piracicaba, aberta ao público em geral. No mesmo dia (18), às 15 horas, a apresentação aberta integra o programa de Natal de Águas de São Pedro e acontece na Casa de Noel do Centro de Convenções do município, localizado no Centro. Nessa oportunidade, o concerto será com o quarteto de cordas. 

Para os próximos meses, estão previstas apresentações em outras cidades, como Araras, Limeira, Iracemápolis e Cordeirópolis. 

O projeto Música de Câmara OSP foi aprovado pelo edital Proac 14/2022 para a divulgação deste gênero musical. É organizado e coordenado pelo clarinetista Reinaldo dos Anjos e pela produtora musical Mayumi Micheletti. 

Eles esclarecem que a música de câmara é um dos gêneros da música de concerto. "Em italiano, câmara significa uma antessala pequena. Essa proposta nasceu na Renascença, no começo do Barroco, para se fazer música em ambientes menores, facilitando o trânsito dos músicos a vários lugares. Por isso, a importância desse projeto para a difusão dessa formação a novos públicos", afirma Mayumi.

A escolha de iniciar as apresentações no final do ano se deu por ser uma época em que geralmente as pessoas precisam de mais calor humano e a música se preza a esse papel. Os concertos de câmara são um diferencial para a população, em lugares onde dificilmente haveria música sinfônica. "Essa é a grande maravilha desse projeto: a difusão desse gênero usando a música de câmara como veículo", destaca o coordenador. 

Serviço 
Programação do Projeto Música de Câmara OSP: Dia 16/12 (sexta-feira), grupo de metais e percussão, especialmente para a Fundação Casa de Piracicaba; dia 18/12 (domingo), quinteto de cordas, a partir das 9h45, na Paróquia Menino Jesus de Praga (rua Hildebrando Seixas Siqueira, 556, Jaraguá), em Piracicaba; dia 18/12, quarteto de cordas, às 15 horas, na Casa de Noel do Centro de Convenções de Águas de São Pedro (avenida Carlos Mauro, 90, Centro). Todas as apresentações são gratuitas e abertas à população (com exceção da Fundação Casa). 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por