A orquestra levará a trajetória e a evolução da arte e da música ao longo dos 100 anos da Semana de Arte Moderna no Brasil (Divulgação)
Neste sábado, 2 de julho a São Paulo Big Band apresentará no Teatro São José, em Piracicaba, o projeto “Brasil 1922 a 2022”, em duas apresentações: às 17h para estudantes e às 20h para o público. A entrada é franca e os ingressos deverão ser retirados na bilheteria.
Unindo ao som da orquestra, a trajetória musical à história contada com palavras, fatos e fotos traz os acontecimentos marcantes na evolução da arte e da música após a Semana de Arte Moderna realizada no Teatro Municipal de São Paulo.
O projeto “Brasil 1922 a 2022” proporciona uma viagem pela história até os dias atuais em um espetáculo que traz obras de Pixinguinha, Vila Lobos, Raul Seixas, Chico Buarque, Legião Urbana, entre outros enquanto o telão apresenta uma linha do tempo com imagens e fatos que influenciaram gerações dentro do cenário da moda, arquitetura, artes plásticas, fatos históricos, filmes, cinema, literatura.
Com direção geral e artística de Antonio Ribeiro, idealizador do espetáculo, a proposta da São Paulo Big Band é retratar através da evolução da música e da arte, o evento que representou uma verdadeira renovação de linguagem na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado e até corporal, pois a arte passou então da vanguarda para o modernismo.
Criado pelo iCult (Instituto de Cultura e Cidadania), um novo corpo artístico permanente no Estado de São Paulo em parceria com o Memorial da América Latina, o grupo é composto por dezoito músicos brasileiros com a marcante presença feminina no comando dos trompetes, saxofones e contrabaixo.
Serviço
São Paulo Big Band projeto ”Brasil 1922 a 2022”
2 de julho (sábado), às 17h, apresentação para estudantes; 20h, apresentação para o público
Local: Teatro São José, na rua São José, 799 - Centro, Piracicaba
Entrada franca
Instagram @spbigband