52º SAC está montada no Armazém 14 do Engenho Central (CCS)
Com 77 obras, produzidas por 29 artistas diferentes, oriundos de 11 estados, o 52º SAC (Salão de Arte Contemporânea) foi inaugurado na noite da última sexta-feira, 15/12, no Armazém 14 do Engenho Central, onde permanece aberto para visitação gratuita até o dia 4/02/2024. O evento contou com a participação do prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, e do secretário da Ação Cultural (Semac), Carlos Beltrame, além de artistas premiados, autoridades, artistas locais e a população em geral.
Na cerimônia de abertura, o prefeito Luciano Almeida lembrou que o SAC é um entre tantos espaços para artistas de todo o Brasil mostrarem seu trabalho. “O salão é um berço das artes que fomenta a produção cultural de tantas pessoas. Inauguramos mais uma edição com sucesso e esperamos que mais artistas se interessem em participar no ano que vem”.
O secretário Carlos Beltrame lembrou que esta é uma edição de retomada do SAC – ficou sem edições durante a pandemia. “O SAC volta com força total e os números comprovam: recebemos 428 trabalhos em busca de um espaço neste salão tão prestigiado em todo o país”.
Renata Gava, diretora da Pinacoteca Municipal, destacou que o 52º SAC recebeu obras de muita qualidade e que foi difícil o processo de selecionar os vencedores. “Contamos ainda com um crivo bem rigoroso da comissão, formada por Luciana Ribeiro, Claudinei Roberto da Silva e Sylvia Furegatti, que foi bem técnica tanto na primeira como na segunda fase de seleção, além da premiação”.
A inauguração do 52º SAC também recebeu Selma Nardin, esposa do falecido artista Ermelindo Nardin, idealizador do salão, que morreu aos 83 anos no último dia 7/07. Ele ganhou uma mostra paralela, também no Armazém 14, com sete obras de sua autoria, que fazem parte do acervo da Pinacoteca Municipal.
A cerimônia de inauguração do 52º SAC ainda contou com alguns dos artistas que foram selecionados nesta edição. São eles: Dulce Martins, Julian Campos, Wesler Machado Alma, Liliana Alves, Paulo Ruiz e Felipe Campos Peres.
Rodrigo Lucas da Silva levou a família para conhecer um pouco sobre arte contemporânea na noite de abertura do 52º SAC. “É a primeira vez que venho, é diferente. Trouxemos as crianças, Laura, 10 anos, e Davi, de 5 anos, para ter mais contato com cultura e para que desenvolvam a criatividade”.
O artista Renato Palmute veio de São Paulo para prestigiar o SAC. “A exposição surpreende pela variedade. Está no nível de grandes salões de arte contemporânea que acompanho”.
Isabela Java, também de São Paulo, é uma das artistas selecionadas do 52º SAC e esteve presente na inauguração. “É gratificante estar ao lado de artistas que já conheço e ainda mais poder vê-los pessoalmente. O SAC é um salão importantíssimo e esta edição está maravilhosa”.
Dulce Martins, vencedora do Prêmio Aquisitivo Prefeitura de Piracicaba, com a série Álbum de Família I e II, veio de Santos para acompanhar a abertura do 52º SAC. “Fiquei surpresa e feliz que o meu estilo de arte, o Naïf, foi contemplado, um estilo que pouco entra em salão de arte contemporânea. Mas estamos entrando nestes espaços, como agora no SAC, um salão importante”.
SERVIÇO – 52º SAC (Salão de Arte Contemporânea), no Armazém 14 do Parque do Engenho Central. Avenida Maurice Allain, 454. Entrada gratuita. De terça a sexta-feira, das 9h às 16h, e de sábado, domingo e feriados, das 10h às 17h. Visitação gratuita até 4/02/2024.