Estacionamento

Zona Azul volta a operar no dia 5 de junho

O sistema rotativo de estacionamento de veículos, conhecido como Zona Azul, volta a operar em Piracicaba a partir do dia 5 de junho. Com 4.845 vagas, no Centro e bairros, o sistema estava suspenso há mais de um ano. Entre as novidades está a forma de ‘aquisição’ da vaga e pagamento

Da Redação
12/05/2023 às 08:28.
Atualizado em 12/05/2023 às 08:28
Sistema rotativo de estacionamento está suspenso há mais de um ano (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Sistema rotativo de estacionamento está suspenso há mais de um ano (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Numa segunda-feira, 5 de junho, volta a operar em Piracicaba a Zona Azul. O anúncio foi feito por representantes da prefeitura, do consórcio vencedor da licitação e do comércio, em coletiva de imprensa, na Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi). Os motoristas precisarão ficar atentos, porque a fiscalização passará a ser realizada por videomonitoramento. Um detalhe: as multas poderão ser aplicadas já no primeiro dia de funcionamento.

Os usuários da Zona Azul poderão utilizar moedas para pagamentos por meio dos parquímetros para parar em uma das 4.845 vagas instaladas nas áreas comerciais, sendo 66,1% somente no Centro. Segundo os representantes do consórcio, os motoristas terão, ainda, o aplicativo para pagamento no débito, também no crédito e via PIX. Serão disponibilizados 70 pontos de vendas. E atendendo uma solicitação dos munícipes, o novo contrato vai permitir a aquisição de créditos nos estabelecimentos comerciais, a depender do interesse de cada lojista.

Os créditos que os motoristas possam ter no aplicativo da Estatar, antiga operadora do sistema, não serão aceitos. O pedido de reembolso deve ser feito no app da empresa.

Campanha
A prefeitura de Piracicaba vai iniciar uma campanha de conscientização e orientação dos motoristas sobre o funcionamento do estacionamento rotativo, que será desenvolvida até o dia 4. No dia seguinte, começa a cobrança na Zona Azul.
De acordo com o edital publicado pela prefeitura, o valor mínimo inicial de outorga deveria ser de R$ 4.700.000 e o consórcio classificado ofertou valor de R$ 5.100.018 de outorga mais a porcentagem de 17% sobre o faturamento bruto mensal. 

A verba (receita) proveniente do consórcio que vai operar o sistema de estacionamentos rotativos será direcionado ao Fundo Municipal de Trânsito e utilizada para serviços de sinalização, principalmente em torno de escolas e hospitais, além de ações de educação no trânsito. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por