DOENÇAS CRÔNICAS

Cartão Receita facilitará pacientes com diagnóstico

O Sistema funcionará em hospitais, pronto-socorros e PAs

Martim Vieira/Imprensa/Câmara
19/07/2019 às 00:16.
Atualizado em 27/04/2022 às 23:09

Vereador Jonson de Oliveira, o Maestro Jonson (PSDB) (Fabrice Desmonts)

Sexta-feira, 19 de julho de 2019 A instituição do Cartão Receita na Rede Pública de Saúde de Piracicaba, instrumento facilitador aos pacientes com diagnóstico crônico, e que mensalmente necessitam agendar consulta médica para renovarem suas receitas, poderá ser implantado, conforme o projeto de lei 144/2019, de autoria do vereador Jonson de Oliveira, o Maestro Jonson (PSDB). A propositura está em tramitação na Câmara desde o dia 7 de julho e seguiu para análise das Comissões Internas da Casa de Leis. O objetivo é torná-la apta a ser apreciado nas próximas reuniões ordinárias, após o recesso parlamentar. Pelo projeto, fica o Poder Executivo autorizado a instituir o Cartão Receita, a ser disponibilizado aos pacientes dos hospitais, prontos-socorros, pronto- atendimentos e Unidades de Saúde de Piracicaba, cujo diagnóstico estabelece o quadro de doenças crônicas e prevê o uso de medicamentos de uso contínuo e controlado. Os portadores de doenças crônicas terão a renovação automática dos receituários médicos referentes aos medicamentos utilizados para seu tratamento, por meio do Cartão Receita. Consideram-se doenças crônicas aquelas que preveem o uso de medicamentos de uso contínuo, tais como: hipertensão arterial, diabetes, osteoporose, cardiopatia, vasculares, epilepsia, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida-AIDS, e outras diagnosticadas, desta forma, pelo profissional médico. O Cartão Receita deverá ser confeccionado em material durável, e constar os dados pessoais do paciente, a medicação, o nome do médico responsável e a validade deste. Terá validade de um ano, e renovado sempre por igual período a partir da autorização de profissional médico pertencente à Rede Municipal de Saúde. O Cartão poderá ser suspenso ou cancelado a qualquer tempo, quando o paciente deixar de realizar quaisquer exames periódicos de acompanhamento à saúde solicitado pelo profissional médico. O Executivo também fica autorizado a firmar convênios com o SUS, com o governo do Estado de São Paulo e com o governo federal para viabilizar o sistema disposto nesta lei, nas suas Unidades de Atendimento à Saúde que atendam no município. Na justificativa do projeto, o vereador Jonson considera a dificuldade em que o cidadão tem em agendar uma consulta nas Unidades de Saúde da cidade. Com isso, dificultando o acesso do paciente ao medicamento, justamente pela falta da renovação da receita de seus medicamentos de uso contínuo, ficando o mesmo sem o remédio por determinado tempo. "São esses procedimentos burocráticos no Sistema Público de Saúde, que ao invés de resolver certas situações, acabam por atrasar e até emperrar o atendimento à saúde da população. Frente à isso, é hora de pensar em ações que venham simplificar a vida da população", disse o parlamentar. Com a instituição do Cartão, muitos pacientes com o seu diagnóstico definido, principalmente nos casos de hipertensão arterial, diabetes, osteoporose, cardiopatia, vasculares, epilepsia, aids, entre outras, não mais necessitariam consultar com o clínico mensalmente para renovarem o receituário. Também se avalia que a maioria dos pacientes que possui doenças crônicas são pessoas idosas, e que mensalmente passam por uma maratona para conseguirem o remédio, esperando até 60 dias para serem atendidos, apenas para retirar a sua receita. "Com a instituição do Cartão, entendemos que haverá maior agilidade na assistência farmacêutica aos pacientes crônicos, sem, contudo, prejudicar o acompanhamento preventivo ao seu quadro clínico, por meio das aferições periódicas recomendadas pelo profissional médico. O Cartão objetiva a praticidade e economia que facilita o dia-a-dia dos cidadãos que necessitam adquirir o seu medicamento e também para com a Administração Pública, que terá uma demanda muito menor de pessoas marcando a consulta, esperando pelo atendimento, no dia do atendimento, enfim, isso tudo de uma forma organizada e controlada", avaliou o parlamentar.

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