Copa do Mundo

Brasil perde para Camarões, mas avança às oitavas de final

Seleção africana surpreende e venceu por 1 a 0; Seleção Brasileira enfrenta Coreia do Sul na segunda-feira (5)

José Ricardo Ferreira
03/12/2022 às 08:24.
Atualizado em 03/12/2022 às 08:26
No Sesc Piracicaba, torcedores antes do começo da partida de ontem (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

No Sesc Piracicaba, torcedores antes do começo da partida de ontem (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Deu zebra! Com um time reserva, a seleção brasileira sentiu o gosto amargo da derrota na Copa do Mundo, ontem, quando foi derrotada para Camarões por 1 a 0, no Estádio Lusail, em Doha. Destaque do jogo, o goleiro camaronês Epassy fechou sua meta na última partida da primeira fase do Mundial pelo Grupo G.

O gol de Camarões saiu de um contra-ataque com Aboubakar fazendo de cabeça. A seleção ficou a maior tempo no ataque, mas não marcou. O castigo para isso veio nos descontos com o gol camaronês.

Mesmo com a derrota, o Brasil avançou para as oitavas de final no primeiro lugar, com seis pontos. No outro jogo da chave, a Suíça venceu a Sérvia por 3 a 2 e se classificou no segundo, também com seis. Sérvia (1) e Camarões (4), portanto, se despediram da Copa.
A última Copa que a seleção saiu com uma derrota na primeira fase foi em 1998 diante da Noruega.

Após a conclusão da última rodada, as oitavas ficaram definidas com os seguintes jogos: hoje às 12h Holanda x Estados Unidos; 16h - Argentina x Austrália; amanhã (4) França x Polônia às 12h e Inglaterra x Senegal às 16h; segunda-feira (5) às 12h Japão x Croácia e às 16h Brasil e Coreia do Sul; na terça-feira às 12h Marrocos x Espanha e às 16h Portugal x Suíça.

O jogo

O Brasil começou dominando o jogo e a primeira chance aconteceu aos 13’ do primeiro tempo. Fred fez um lançamento preciso da intermediária e Gabriel Martinelli cabeceou livre para bela defesa de Epassy espalmando para escanteio. Aos 20’ Camarões chegou pela primeira vez. Choupo-Moting recebeu pelo lado esquerdo e cruzou para o meio. Ederson mergulhou e espalmou afastando o perigo.

Aos 22’ Fred teve chance de marcar após rebote da defesa,mas chutou por cima do gol. 
Aos 37’ Antony surgiu pela direita e chutou cruzado para boa defesa de Epassy. Aos 46’ Gabriel Martinelli avançou e bateu forte para mais uma defesa de Epassy.

Aos 48’ Mbeumo cabeceou livre na segunda trave, e Ederson saltou para espalmar e evitar o primeiro gol.

Camarões retornou melhor nos minutos iniciais do segudo tempo. Aos 5’ Aboubakar girou e chutou cruzado, mandando rente à trave. 

Aos 6’ Alex Telles saiu lesionado e entrou Marquinhos em seu lugar. Tite também sacou Rodrygo (Everton Ribeiro) e Fred (Bruno Guimarães).

Aos 7’ Jesus dividiu com Epassy de carrinho. Na sobra, a bola quase entrou obrigando o goleiro a defender em dois tempos. Novamente no ataque, Gabriel Martinelli bateu forte para Epassy defender. 

Aos 19’ saiu Gabriel Jesus para a entrada e estreia do atacante Pedro na seleção. Aos 32’ Camarões surgiu no ataque. Ntcham chutou rasteiro de fora da área e Ederson defendeu com segurança. Aos 35’ Antony saiu para a entrada de Raphinha. 

A seleção continuava em cima, com chances de gol, mas não acertava o alvo ou parava nas mãos de Epassy. Aos 46’ o Brasil foi surpreendido por um contra-ataque. Ngom recebeu na direita e cruzou para Aboubakar fazer de cabeça no cantinho esquerdo: 1 a 0.

Após tomar o gol a seleção continuou no ataque, mas sem funcionar. No último lance para a seleção Bruno Guimarães perdeu gol feito chutando por cima do gol. Camarões não se classificou, mas sua vitória entrará para a história das Copas.

Rodada

Pela última rodada do Grupo H, ontem, Uruguai e Gana “morreram abraçados” nesta Copa. O time azul celeste venceu por 2 a 0 no Estádio Al Janoub, em Al Wakrah, mas como a Coréia do Sul venceu Portugal por 2 a 1, a vaga ficou para os asiáticos. Os gols do Uruguai foram marcados por Arrascaeta.

A grande surpresa do Grupo H foi a classificação da Coreia do Sul que venceu de virada Portugal (que entrou em campo classificado) por 2 a 1, no Estádio Cidade da Educação, em Doha. Portugal encerrarou a chave na liderança, com seis pontos. Os sul-coreanos somaram os mesmos quatro pontos do Uruguai, mas ficaram à frente pelo número de gols marcados (quatro a dois).

Ricardo Horta abriu o placar para Portugal aos 14’ do primeiro tempo. Kim Young-Gwon empatou aos 26’. A virada aconteceu aos 45’ com Hwang Hee-chan.

A seleção jogou com: Ederson; Daniel Alves, Éder Militão, Bremer e Alex Telles (Marquinhos); Fabinho, Fred (Bruno Guimarães) e Rodrygo (Éverton Ribeiro); Antony (Raphinha), Gabriel Jesus (Pedro) e Gabriel Martinelli.

Pelé

Pelé, 82, continuava ontem internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para uma reavaliação da quimioterapia que faz para tratar um tumor no cólon. Ontem ele foi diagnosticado com uma infecção respiratória, que vem sendo tratada com antibióticos. O ex-jogador continuava internado em quarto comum, estável e com melhora geral no estado de saúde.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por