XV de Piracicaba

Chance na carreira

Goleiro Gabriel Coutinho espera conseguir um impulso profissional nesta Copa Paulista

José Ricardo Ferreira
31/05/2022 às 08:51.
Atualizado em 31/05/2022 às 08:52
Goleiro Gabriel Coutinho é natural de Diadema e busca fazer carreira no interior de São Paulo (Divulgação/Ruben Fontes Neto)

Goleiro Gabriel Coutinho é natural de Diadema e busca fazer carreira no interior de São Paulo (Divulgação/Ruben Fontes Neto)

Para muitos atletas que não obtiveram espaço em alguma competição nacional nessa temporada, a Copa Paulista se deslumbra como uma oportunidade para terminar o ano em alta no próprio clube e, quem sabe, conseguir um espaço no futebol nacional. O goleiro Gabriel Coutinho, 1,92m e 25 anos, não vê a hora de ter uma oportunidade no time principal do XV de Piracicaba e com isso ganhar visibilidade no futebol paulista.

“A expectativa é muito alta para a Copa Paulista. O XV tem muita força no estado e entra nas competições para grandes vitórias. Sabemos dessa responsabilidade de vestir essa camisa”, disse o arqueiro, ontem.

Reforço para a Copa Paulista apresentado no último dia 18 de maio, Gabriel está retornando ao Alvinegro pois esse ano disputou alguns jogos da Série A2. Além do XV, ele já atuou nas bases do São Paulo e Grêmio; Cianorte-PR, São Luiz-RS e Atlético Tubarão-SC.
Será a primeira vez que ele disputará a Copa Paulista.

Gabriel tem experiências na Copa Santa Catarina onde disputou o torneio similar por três vezes defendendo o Tubarão. “Estou motivado por essa oportunidade”, afirmou.

Para ele, a Copa Paulista é uma competição que tem qualidade técnica e é muito disputada. “O futebol do nosso estado tem muita visibilidade e é competitivo. É uma chance de consolidar a carreira, o nome e contribuir com o XV acima de tudo”, declarou o jogador.

O campeão da Copa Paulista pode escolher em disputar o Campeonato Brasileiro da Série D ou a Copa do Brasil. O vice fica com a competição não escolhida pelo campeão. 

O goleiro disse que a preparação do grupo nessa pré-temporada da Copinha está bastante produtiva. “A preparação está muito bem feita. Os goleiros são treinados pelo Renato Barros. Vamos ficar em ótimas condições físicas e técnicas para a equipe”, disse.

O XV conta por enquanto somente com dois goleiros nessa pré-temporada. Além de Gabriel o outro é o goleiro Michel, 20 anos, prata da casa e que atua também pelo Sub-20.

Ao todo o clube já apresentou sete reforços para a Copa Paulista. No geral, o técnico Cléber Gaúcho contra com 20 atletas, incluindo 13 das bases.

Gabriel diz que para ser titular de uma equipe como o XV é preciso suar muito a camisa nos treinos pois é no dia a dia que qualquer jogador conquista um espaço no time titular. Para ele, os jogos-treino serão uma grande oportunidade para mostrar trabalho porque se assemelham aos jogos oficiais. Mas a decisão de quem vai vestir a camisa sempre é do treinador.

Ontem o grupo se reapresentou pela manhã quando fez um trabalho força seguido de um técnico e físico. À tarde houve treino técnico e tático, sempre no estádio Barão da Serra Negra. Hoje pela manhã os jogadores descansam e a partir das 15h fazem um treino técnico e tático, no Barão.

No dia 6 de junho o time faz seu primeiro jogo-treino, contra o XV de Jaú. O técnico planeja fazer quatro testes antes da estreia, no dia 1º de julho, (uma sexta-feira), às 20h, no Barão, contra o Lemense.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por