Mário Luiz durante programa jornalístico, esta semana, na Rádio Educadora de Piracicaba: escritor e torcedor do XV reúne em obra a história de centenas de jogos do Nhô Quim (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)
O livro “Goool do XV no Barão”, do jornalista Mário Luiz Tricta, será lançado amanhã (17) no Hall do Estádio Municipal Barão da Serra Negra, a partir das 9h. São 36 anos de jogos do XV narrados por ele. A obra é da Editora Nova Consciência e a tiragem inicial é de mil exemplares.
Mário Luiz, que atua há décadas na Rádio Educadora 1060 AM, usou a sua larga experiência radiofônica cobrindo o XV para produzir o seu primeiro livro. Entre as fontes para montar a obra estão mais de 1,7 mil jogos que narrou.
São escalações, autores dos gols, locais de realização das partidas e histórias saborosas que viveu pelos campos do estado e do país. Na última delas, em Marília, Mário Luiz teve seu carro riscado e os retrovisores quebrados por torcedores fanáticos do time adversário, após a vitória do Alvinegro, na decisão, e que garantiu o bicampeonato da Copa Paulista ao time piracicabano.
Em meados de 2019, e durante o pico da pandemia do novo coronavírus, em 2020, na época do “fique em casa”, o radialista começou a organizar todas as fichas dos jogos. Ele se surpreendeu com o número de partidas e decidiu escrever o livro atrelado a sua história no rádio. Foram praticamente três anos de trabalho.
“O livro traz detalhado para o leitor todos os jogos do XV, praticamente a súmula de cada partida desde quando ingressei na Educadora em 1986”, disse Mário Luiz. Ele lembrou que o jornalista Rocha Netto (1913-2003), grande pesquisador do futebol, catalogou os jogos do Alvinegro até 1990. Mário Luiz conseguiu de 1986 até dos dias atuais.
Ele, além de juntar as fichas técnicas, procurou ouvir colegas de profissão, pesquisou dados da Federação Paulista de Futebol, internet e arquivo Rocha Netto. Uma das dificuldades foi corrigir algumas planilhas dos jogos, segundo ele.
Mário Luiz confessou que não tinha projeto para escrever um livro. Mas foi observando que era capaz. “Acabou virando um sonho e alcancei o objetivo’, disse.
Em termos de futuro do XV, ele disse que a SAF (Sociedade Anônima do Futebol) pode ser sim promissora. “É a saída para o futebol brasileiro”.
O livro estará à venda nas lojas do XV, na Rádio Educadora e na Livraria Nobel (Shopping Piracicaba). Mário Luiz tem projeto de escrever um segundo livro. “Sei que estou contribuindo com a história do XV”, disse.