Segundo familiares, ele estava com a saúde debilitada e foi vítima de uma infecção pulmonar
O Senhor Esporte: Rubens em frente a entrada do antigo estádio do XV, o Roberto Gomes Pedrosa, hoje espaço comercial (Arquivo/Gazeta de Piracicaba)
Apaixonado pelo esporte e em especial pelo XV de Piracicaba. Esse foi o professor Rubens Leite do Canto Braga, que morreu ontem aos 92 anos de idade. Segundo familiares, ele estava com a saúde debilitada e foi vítima de uma infecção pulmonar. O corpo foi sepultado ainda ontem à tarde no Cemitério da Saudade, após velório no mesmo local, com a presença de esportistas, familiares, amigos e autoridades do município.
Rubens Braga deixou a esposa Maria Cleuza e mais cinco filhos: Rubens Jr., João, Carlos, Ana Lúcia e Viviane, além de netos.
“Já vi o XV chegar a um ponto onde esteve muito perto de morrer e continua firme e forte”, disse Rubens Braga certa vez a uma publicação universitária, da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). “Quando se vê aquela camisa zebrada todos sabem que é o manto do XV de Piracicaba” afirmou.
Natural de Piracicaba, Rubens Braga nascera no dia 23 de novembro de 1929. Era graduado pela Faculdade de Educação Física da USP (Universidade de São Paulo), onde começou a estudar aos 19 anos de idade, e mestre em educação pela Unimep.
Em 2010 a Câmara de Vereadores de Piracicaba, por iniciativa do então vereador José Antonio Fernandes Paiva, entregou-lhe o título de “Piracicabanus Praeclarus” “pelos relevantes serviços prestados em prol da cidade de Piracicaba”.
A presença de Rubens Braga na cidade foi bastante atuante, não só no esporte, mas como professor e político.
No futebol e no basquete do XV foi preparador físico, técnico interino do basquetebol, diretor e também vice-presidente de futebol.
No início de carreira, trabalhou no governo do estado de São Paulo e jogou basquete, vôlei e futsal na capital. Atuou ainda como radialista e comentarista. Foi vereador por três mandatos (1960 e 1970), inclusive presidiu o Legislativo. Também atuou em entidades sociais e beneficentes, como a Associação Nossa Casa para idosos.
Participou da construção do Estádio Municipal Barão da Serra Negra, do Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas e também a Câmara de Vereadores. Ajudou a criar a Guarda Mirim (Instituto Formar). Apelidado como 'Senhor Esporte', foi um dos criadores dos Jogos da Paulista, atual Jogos Regionais.
"Ele foi um humanista, sempre se preocupou com as pessoas mais necessitadas”, disse o filho João Braga.
O prefeito Luciano Almeida, o secretário de Esportes Hermes Balbino, o XV e a Câmara de Vereadores prestaram homenagens, ontem, em suas redes sociais e sites a Rubens Braga.