Paulista A2

XV de Piracicaba: pressão nas 4 linhas

Jejum de vitórias e ameaça de rebaixamento entram em campo hoje com o XV pela A2

José Ricardo Ferreira
08/02/2023 às 06:45.
Atualizado em 08/02/2023 às 06:45
Técnico Cléber mata a sede durante trabalhos no Barão: equipe busca reencontrar a vitória no Paulistão A2 (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Técnico Cléber mata a sede durante trabalhos no Barão: equipe busca reencontrar a vitória no Paulistão A2 (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

O XV de Piracicaba busca a reabilitação hoje, às 19h, diante do Oeste, na Arena Barueri, na Grande São Paulo, pela 8ª rodada do Paulistão A2. A equipe sob o comando do técnico Cléber Gaúcho vem de uma derrota por 1 a 0 para o Novorizontino, não vence há 6 jogos e está na 12ª posição no Paulistão A2 com 7 pontos ganhos em 7 jogos (uma vitória, 4 empates, duas derrotas).

Restando apenas 8 rodadas para o fim da primeira fase, o Alvinegro corre o risco de parar pela segunda vez na primeira etapa da A2. A primeira foi justamente quando retornou a esta divisão, em 2017. Naquele ano, o time ficou em 12º lugar, fora do G-8, grupo classificatório. Na época, Cléber Gaúcho comandou o time até a 9ª rodada quando foi dispensado. Os resultados não foram a contento e ele foi substituído pelo interino Ronaldo Guiaro (hoje seu auxiliar). Guiaro ficou 4 jogos e foi sucedido na 14º rodada pelo técnico Vica.

A tendência hoje é que Cléber mantenha boa parte dos jogadores que atuaram contra o Tigre, no último sábado. O zagueiro Rodolfo Mol vai cumprir suspensão automática pois levou o 3º cartão amarelo na rodada passada. Ele também está lesionado na coxa. Luizão deve ser seu substituto. O XV deve entrar com: Alan, Weriton, João Maistro, Luizão, Enzo, Alex Nagib, Samuel Andrade, Bruno César, Matheus Melo, Artur, Maikon Aquino (Jhonatan Marino).

Na coletiva de imprensa de ontem, após o último treino no Barão da Serra Negra, antes do duelo de hoje, Cléber disse que o jogo de hoje será um “embate de cenário de guerra, no bom sentido, num jogo muito competitivo, muito disputado”.

Ele frisou que será mais um jogo decisivo. “A gente espera que a nossa equipe consiga estar concentrada, atenta no jogo para que a gente consiga nesse momento nos afastarmos dessa incômoda situação”. 

Ele se referiu à zona de rebaixamento. Com 7 pontos na 12º posição, o time está apenas 1 ponto acima do São Caetano (6 pontos e 15º), na parte da degola da tabela. Os 2 últimos colocados dos 16 times serão rebaixados ao término desta fase para a Série A2-2024. Oito avançam para o mata-mata. (Ver classificação nesta página).

O Oeste empatou por 2 a 2 com o Velo Clube em Rio Claro, sábado (4). É o 14º com 6 pontos, em pior situação.

Indagado se o que mais o preocupa são os erros individuais ou coletivos do time, Cléber respondeu que o trabalho de correção é assunto interno. Porém, é um momento em que “tudo preocupa”.

Ele relatou que os erros no começo eram mais individuais e o time tomava ou não fazia gols por causa disso.

“Hoje a gente vê que já acontecem algumas situações coletivas”, revelou. E isso o preocupa.
Ele descreveu que até bolas fáceis estão fugindo do domínio. Atletas com qualidade técnica sofrem emocionalmente e não conseguem desempenhar um bom futebol, segundo ele.

“A gente sabe que afeta (o emocional). Dentro de tudo isso aí, a gente vem buscando um trabalho conjunto com todos da comissão técnica, até pessoas de fora para que a gente consiga fazer com que a gente minimize esses erros tantos individuais como coletivos que começaram a aparecer”, declarou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por