Gol isolado saiu no 1º tempo com Vitor Braga, de falta; dois reforços devem chegar
Lance da partida com o XV de Jaú que aconteceu na tarde de ontem, no estádio Barão da Serra Negra (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)
O XV de Piracicaba triunfou em seu primeiro jogo-treino de preparação para a Copa Paulista. No teste de ontem, o meia-atacante Vitor Braga marcou o gol da vitória ainda no primeiro tempo diante do XV de Jaú. O jogo aconteceu no Estádio Municipal Barão da Serra Negra, no meio da tarde e com a presença de alguns torcedores.
O segundo teste do XV será na sexta-feira (10), às 10h, no Barão, contra o Red Bull Bragantino.
O XV de Jaú disputa a quarta divisão do Paulista e por isso seu elenco é formado por jogadores Sub-23. O RBB também vem a Piracicaba com o Sub-23.
O técnico Cléber Gaúcho escalou o “time principal” nos primeiros 45 minutos de jogo. Na segunda etapa priorizou jogadores do Sub-20. Na etapa inicial estiveram em campo Coutinho, Lucas Santos, João Maistro, Guilherme Truyts, Rubens Carvalho, João Pedro, Samuel Andrade, Vitor Braga, Igor, Maikon Aquino e Rafael Santana.
O treinador pretende marcar ainda mais dois jogos-treinos para o XV ganhar ritmo, entrosamento e então esboçar a equipe titular que estará em campo no dia 1º de julho, às 20h no Barão, diante do Lemense, na rodada inicial da Copa Paulista.
Com pouco entrosamento e ritmo de jogo o XV errou muitos passes diante do xará de Jáu, que está disputando um campeonato oficial e por isso com um conjunto mais definido. Também teve dificuldades no setor defensivo fazendo com que o goleiro Coutinho fosse exigido com frequência.
Como era de se esperar, embora tenha vencido com o gol isolado do meia Vitor Braga, o ataque também demonstrou limitações.
Para Cléber, o grupo ainda precisará evoluir até a estreia. O momento, disse ele, é de dificuldades pois é um início de planejamento e de construção de uma equipe. A expectativa é que nos próximos dois jogos-treinos o time ganhe entrosamento para ser uma equipe mais equilibrada, que corra menos riscos e o ataque coloque “um pouco mais de peso sobre as equipes adversárias”.
“Em um primeiro momento o ideal foi dar mais ritmo de jogo”, frisou Cléber lembrando que pela manhã de ontem o time treinou e, à tarde, realizou o jogo-treino. “Estamos em um processo de pré-temporada e a gente sabia que os jogadores iriam ‘sentir as pernas’ como vários ali estavam cansados. Mas o planejamento é esse. Sabíamos que teríamos dificuldades, mas esperamos que nos próximos jogos o time consiga ter um pouco mais de fluidez”, explicou.
Em relação a mais reforços, Cléber disse que pretende ter mais um meio-de-campo e um homem de ataque. Até ontem o XV havia contratado nove reforços. Ele enfatizou que a prioridade, porém, serão os jogadores do Sub-20.
O lateral-direito David, emprestado ao Varginha-MG, está retornando ao Barão. O volante Grigor, 21, se lesionou na lombar e deve ficar cerca de um mês em tratamento, segundo o clube.
Goleada
No sábado pelo Paulista Sub-20, o XVzinho aplicou uma goleada por 7 a 0 sobre o Independente de Limeira, no Barão. Diego Lanzarini e Eduardo marcaram dois gols cada. Enzo, Caíke e Serginho completaram o placar.