Campeão mundial de basquete, Ricky Rubio anuncia pausa na carreira para cuidar da saúde mental
Ricky Rubio anunciou nesse sábado que vai dar uma pausa em sua carreira profissional de basquete. Campeão mundial com a Espanha em 2019, o armador de 32 anos está atualmente no Cleveland Cavaliers, da NBA.
"Decidi parar minha atividade profissional para cuidar da minha saúde mental. Quero agradecer todo o apoio que recebi da FEB (Federação Espanhola de Basquete) por entender minha situação. Hoje #LaFamilia tem mais sentido que nunca. Obrigado. Peço que respeitem minha privacidade. Darei mais informações quando for o momento", escreveu o jogador, que estava convocado para defender o seu país no Mundial, que começa dia 25 de agosto.
Rubio despontou no basquete mundial quando defendeu o Barcelona, de 2009 a 2011. Depois, foi para o Minnesota Timberwolves. Na NBA defendeu também o Utah Jazz e o Phoenix Suns. Além do Mundial, o espanhol tem na carreira duas medalhas olímpicas: prata (Pequim-2008) e bronze (Rio-2016).
O jogador recebeu bastante mensagens de apoio. "A comunidade do basquete está com você, Ricky Rubio", escreveu a Federação Internacional de Basquete (FIBA). Amigo e ex-companheiro de seleção, Pau Gasol também escreveu ao jogador. "Sempre em sua equipe, Ricky. Estamos todos contigo." Os jogadores José Manuel Calderón e Willy Hernangómez também se solidarizaram.
Nos últimos anos vem crescendo o número de atletas de ponta que dão uma pausa na carreira por conta de saúde mental. Entre eles estão o surfista brasileiro Gabriel Medina, a ginasta americana Simone Biles e a tenista japonesa Naomi Osaka.