Com um jogador a menos, o Criciúma cedeu o empate ao Novorizontino por 1 a 1 no início da tarde deste domingo, no estádio Heriberto Hülse, pela quinta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. No entanto, aumentou a invencibilidade em casa para 17 jogos.
O Criciúma não perde em casa desde o dia 21 de abril de 2021, frente ao Avaí. Desde então, venceu 10 jogos e empatou sete. Na Série B, o clube catarinense chegou aos cinco pontos. O Novorizontino, por outro lado, ainda não venceu na temporada. Atualmente, é o penúltimo colocado, com três.
Criciúma e Novorizontino fizeram um primeiro tempo muito faltoso e de pouca criatividade. O time da casa teve a posse de bola, mas não conseguiu transformar a superioridade em gol, muito pelo sistema defensivo bem postado do rival. A melhor chance foi com Arilson. O volante pegou o rebote e chutou por cima do gol defendido por Giovanni.
O Novorizontino, aos poucos, equilibrou as ações, mas nada que pudesse ameaçar o goleiro Gustavo. Bem marcados, Lucas Tocantins e Quirino praticamente não criaram. O ponto forte do time paulista foi realmente a defesa, que ganhou todas dos atacantes do Criciúma e garantiu o empate nos 45 minutos iniciais.
No segundo tempo, o Criciúma não demorou para fazer 1 a 0. Logo na primeira chance, aos quatro minutos, Marquinhos Gabriel cruzou na cabeça de Zé Marcos, que desviou para o fundo das redes. Atrás do marcador, o Novorizontino se atirou ao ataque e assustou em finalização de Diego Torres, rente à trave.
O Criciúma tinha o jogo em mãos, mas colocou tudo a perder aos 25 minutos com a expulsão de Tiago Marques. Com um jogador a mais, o Novorizontino foi para cima e buscou o empate. Aos 28, Felipe Rodrigues fez boa jogada e entregou para Lucas Tocantins decretar a igualdade. No fim, o Criciúma se fechou para assegurar um ponto dentro de casa.
Na próxima rodada, o Criciúma enfrenta o Operário no sábado, às 16h30, no estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR). No mesmo dia, às 19h, o Novorizontino recebe o Ituano, no Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte (SP).
FICHA TÉCNICA
CRICIÚMA 1 X 1 NOVORIZONTINO
CRICIÚMA - Gustavo; Claudinho (Cristovam), Rodrigo, Zé Marcos e Marcelo Hermes; Léo Costa, Arilson e Marquinhos Gabriel (Thiago Alagoano); Rafael Bilu (Hygor), Negueba (Tiago Marques) e Fellipe Mateus (Marcos Serrato). Técnico: Cláudio Tencati.
NOVORIZONTINO - Giovanni; Felipe Rodrigues, Joílson, Ligger e Romário; Jhony Douglas (Hélio), Gustavo Bochecha (Felipe Albuquerque), Willean Lepo e Diego Torres; Lucas Tocantins (Douglas Baggio) e Quirino (Welliton). Técnico: Allan Aal.
GOLS - Zé Marcos, aos quatro, e Lucas Tocantins, aos 28 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
CARTÕES AMARELOS - Claudinho e Negueba (Criciúma); Jhony Douglas, Lucas Tocantins e Romário (Novorizontino)
CARTÃO VERMELHO - Tiago Marques
LOCAL - Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC).