Um homem de 36 anos foi baleado em uma tentativa de assalto após ir até um falso encontro no Jaraguá, na zona norte de São Paulo. O caso, que ocorreu na noite desta quinta-feira, 19, foi registrado pela polícia como extorsão e extorsão mediante sequestro. A vítima foi socorrida até um pronto-socorro da região, onde passou por cirurgia.
Como mostrou o Estadão, os casos extorsão mediante sequestro estão em alta em São Paulo. No último ano, o número de registros desse tipo de crime atingiu o maior patamar em 15 anos no Estado. Por trás dessa alta, está a facilidade de desviar dinheiro via Pix, sistema lançado no fim de 2020 pelo Banco Central.
Destaca-se também o chamado Golpe do Amor, em que a vítima é emboscada após marcar encontro por aplicativo de namoro. Normalmente, o refém é mantido por horas em cativeiro, enquanto a quadrilha faz transações bancárias. A zona norte da capital paulista tem se mostrado um epicentro desse tipo de abordagem.
O homem foi socorrido até o pronto-socorro do Hospital Geral de Taipas, também na zona norte, onde passou por cirurgia. O caso foi registrado como tentativa de extorsão e tentativa de extorsão mediante sequestro no 33° Distrito Policial (Pirituba), que requisitou perícia do local.