Economia

Inflação é uma coisa muito pior que juro alto, explica diretor do BC, em live semanal

Estadão Conteúdo
05/06/2023 às 15:31.
Atualizado em 05/06/2023 às 15:35

A inflação alta é muito pior do que o juro elevado, afirmou nesta segunda-feira, 5, o diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do BC, Mauricio Moura. "O juro é temporário, mantemos alto por um tempo para fazer com a inflação comece a ir para o centro da meta que nos foi dada e depois da taxa de juros recua", disse em live promovida pela autarquia.

Já a inflação, pontuou, "desarruma a casa". "A inflação afeta o investimento, acaba com o emprego, corrói salário e aumenta a pobreza. O juro alto vem para rearrumar a casa, para continuar construindo."

Um pouco antes, Moura afirmou que ninguém gosta de juro alto, nem a população, os empresários, o governo ou o BC. "Fazemos isso porque é uma condição necessária para cumprir nossa meta."

Transparência

De acordo com Moura, o Banco Central, assim como qualquer outro órgão público, precisa prestar contas à sociedade.

Foi com essa avaliação que ele justificou a nova iniciativa da autarquia de realizar lives semanais interativas sobre temas relacionados à sua atuação.

"Ser transparente é obrigação de qualquer organização, ainda mais um órgão público como o Banco Central", afirmou na primeira live, realizada no canal oficial do BC no Youtube. "Quanto mais autônomo você é, mais transparente tem que ser."

A ideia das lives, segundo Moura, é levar informações da autarquia para todos os públicos, não só para os economistas ou outros agentes relacionados ao universo das finanças. "É para todos os brasileiros."

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por