A menos de uma semana para o primeiro turno das eleições, o candidato à Presidência pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, vai se reunir nesta terça-feira, 27, em um jantar com empresários do Grupo Esfera Brasil. O encontro vai ser realizado na casa do fundador do grupo, João Camargo, e a expectativa é de que estejam presentes cerca de 50 empresários, de diferentes segmentos.
Próximo das eleições, o encontro será uma oportunidade do petista estabelecer, mais uma vez, um compromisso mais ao centro em eventual novo governo. Por parte dos executivos, o jantar servirá como uma sinalização de que uma vitória do ex-presidente será bem-recebida pelo empresariado.
O Esfera é um "think tank" que reúne 100 empresários, sendo que 50 deles formam um grupo que apresenta propostas e debatem soluções para o País. Bradesco, BTG Pactual, XP Investimentos, Cosan, MRV Engenharia, Multiplan e Hapvida são alguns dos associados. O grupo já se reuniu com outros representantes do PT, como a presidente da legenda, Gleisi Hoffmann, o deputado federal Alexandre Padilha (SP), o candidato ao governo de São Paulo Fernando Haddad e o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. O jantar desta terça será o primeiro encontro com Lula.
Em entrevista exclusiva ao Estadão/Broadcast em agosto, o fundador do Esfera afirmou que, independentemente de quem seja o presidente da República eleito em outubro deste ano - Jair Bolsonaro (PL) ou Lula, líderes das atuais pesquisas de intenção de voto -, o "resultado é o mesmo" e "não muda nada no PIB brasileiro". Segundo ele, os dois candidatos são conhecidos pelo mercado financeiro e, a despeito do vencedor, a economia continuará em crescimento.
Em agosto, os executivos receberam Bolsonaro para um almoço na casa de Camargo. Na ocasião, o chefe do Executivo disse que não quer qualquer tipo de golpe no Brasil, falou sobre o atual momento da economia e ouviu dos participantes suas percepções e sugestões para o País. O ministro da Economia, Paulo Guedes, também presente no encontro, afirmou que a escolha entre reeleger Bolsonaro ou votar em outro candidato ao Planalto é "a escolha entre a miséria e a riqueza".
Agenda com empresários
O encontro de Lula com o Grupo Esfera é mais um na longa agenda dele com o empresariado. Como mostrou o Estadão/Broadcast, a campanha do ex-presidente já promoveu mais de 300 reuniões, informais e oficiais. Todos os setores têm conversado: indústria, comércio, finanças, agronegócio e pequenas empresas. Além de Lula e do vice Geraldo Alckmin (PSB), fazem parte do grupo nos encontros o coordenador do programa de governo hoje, os ex-governadores Jaques Wagner e Wellington Dias e ex-ministros de gestões petistas.