A editora Todavia será a responsável pela obra de Antonio Candido (1918-2017). Professor, crítico literário e idealizador do Suplemento Literário, do Estadão, nos anos 1950, ele vinha sendo publicado pela Ouro Sobre Azul, editora de sua filha Ana Luisa Escorel.
No contrato estão 17 livros, entre eles uma edição especial da "Formação da Literatura Brasileira". As novas edições vão começar a chegar às livrarias no primeiro semestre de 2023.
"A Todavia tem a grande responsabilidade de dar continuidade ao trabalho de excelência feito pela Ouro Sobre Azul", afirmou a editora em comunicado. "O desafio será manter a qualidade impecável das edições atuais com novos projetos gráficos, ampliar a circulação dentro e fora do País e mostrar às novas gerações a atualidade de uma obra inesgotável e decisiva."
FUNDAMENTAL - No comunicado, Ana Luisa Escorel, que editou a obra do pai entre 2006 e 2022, disse: "Agora, sob os cuidados da Todavia, um público mais amplo poderá entrar em contato com essa obra fundamental da cultura brasileira".
Ainda segundo a editora, a aproximação entre as duas casas contou com a consultoria de Paulo Gurgel Valente, da ProFit e filho de Clarice Lispector.
Autor de livros fundamentais como Introdução ao Método Crítico de Silvio Romero (1944), Formação da Literatura Brasileira (1959), Literatura e Sociedade (1965), entre muitos outros, Candido formou uma maneira de pensar a literatura brasileira que influenciou toda a crítica cultural do País.