Castigado por tempestades nas últimas semanas, o Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, recebeu mais rajadas de vento, chuva e neve neste sábado, 14, causando inundações, queda de energia e tornando deslocamentos mais perigosos. Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia, mais tempestades esperadas para o início da próxima semana.
Na manhã deste sábado, 14, mais de 68 mil pessoas ficaram sem eletricidade, número que caiu pela metade durante a tarde, de acordo com o monitoramento do site poweroutage.us. Alertas de inundação foram emitidos para a região ao norte da Baía de São Francisco. Ao sul, foram afixados avisos para partes dos condados, incluindo San Mateo e Santa Cruz, onde a pequena comunidade de Felton Grove foi evacuada.
"A realidade é que este é apenas o oitavo do que prevemos que serão nove rios atmosféricos - ainda não terminamos", disse o governador Gavin Newsom em uma reunião com líderes locais em visita ao condado de Merced, onde pediu às pessoas que fiquem vigilantes quanto à segurança nos próximos 24 a 48 horas.
Pelo menos 19 mortes relacionadas às tempestades, e um menino de 5 anos segue desaparecido depois de ser arrastado para fora do carro da mãe por uma enchente no condado de San Luis Obispo.