Agentes penitenciários descobriram, na manhã desta quarta-feira (12), um túnel de 20 metros de extensão por 50 centímetros de diâmetro na Penitenciária “Danilo Pinheiro”, bairro Mineirão, zona leste de Sorocaba.
A passagem estava sendo escavada com talheres e com ferramentas improvisadas por 11 detentos da cela 26. Essa é a parte do rol de celas que fica mais próxima da muralha de vigilância, o que facilitaria a fuga.
Os presos deixavam parte da terra retirada em sacos feitos com pedaços de lençóis nas laterais do túnel e o restante era escondido na própria cela. A entrada do túnel ficava coberta por uma placa grande de concreto.
A descoberta ocorreu porque os agentes decidiram fazer uma revista geral em todas as celas. Nesse caso, a vistoria é mais minuciosa. Outro fato que levou à descoberta foi o nervosismo apresentado pelos detentos da cela 26.
Com a descoberta, os 11 presos foram transferidos e o túnel deverá ser tapado com terra e fechado na entrada com uma grossa camada de concreto. Apesar da extensão, ainda faltavam mais cinco metros para chegar à saída.