Especialistas dizem que ideal é que a pessoa tenha atividades físicas frequentes na rotina
Os atletas de final de semana, aqueles que só fazem algum esporte quando chega o sábado ou o domingo, correm o risco de ter problemas de saúde. Entorses, lesões no joelho, pé, ombro, coluna e distensões musculares estão entre as mais frequentes.
Segundo o professor da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas, José Francisco Daniel, essas pessoas podem ter sim alguns benefícios, mas os malefícios são bem mais fortes caso o exercício seja exagerado e pesado.
Daniel explica que para alguma atividade fazer efeito no corpo, a pessoa precisa de um tempo de recuperação dos músculos. Se o período passa e ela não se exercita de novo, o corpo volta ao normal e é como se a pessoa não tivesse feito nada.
“Dessa forma, ela corre riscos de desenvolver problemas musculares e cardiovasculares agudos. O ideal é incluir alguma outra atividade na rotina”, afirma.
Ainda há esperança
O lado bom da coisa é a esperança de que um dia a pessoa possa praticar um exercício regularmente. “Se a atividade for leve, como caminhada, não há risco, já que a pessoa dá uma esticada nos músculos e tem contato com outras pessoas.”
Exemplo
Alexandre Rezende de Oliveira, 38 anos, faz caminhada, corrida, futebol e natação desde sempre. “Fazer atividades de final de semana é melhor do que ficar em casa, mas é preciso ter cuidado.”