PIRACICABA

Bombeiros fazem resgate a 15 metros de altura em obra

Ruptura de cabo que sustentava viga deixa dois operários feridos em construção civil

Ana Cristina Andrade
ana.andrade@gazetadepiracicaba.com.br
20/05/2013 às 22:01.
Atualizado em 27/04/2022 às 14:06

A ruptura de um cabo que sustentava uma viga feriu dois operários que trabalhavam na construção do contorno de Piracicaba, na região do bairro Monte Alegre, nesta segunda-feira (20). Os operários Robson Davi de Oliveira, 31, e Rodrigo dos Santos de Jesus, 22, foram resgatados a 15 metros de altura.

Primeiro, os bombeiros salvaram Santos para ganhar mais espaço em cima da plataforma e imobilizar a canela de Oliveira, que teve fratura exposta. Com um guindaste da própria construtora foram içados o soldado Wesley, especializado em resgate, e o cabo Vendimiatti, que tem amplo conhecimento em salvamento em alturas. Foi uma luta contra o tempo, segundo eles, que percorreram 10 quilômetros em seis minutos — do Posto da avenida Independência até o local do acidente.

"O que eu fiz foi conter a hemorragia da vítima com fratura exposta. Não fiz torniquete, apenas fiz uma compressão local, com estabilização e proteção do ferimento. Quando já estava estabilizado, com uma tala, descemos ele com a maca-cesto, e embaixo um médico do Samu aguardava com a UTI Móvel", detalhou Wesley. O resgate durou em torno de uma hora.

O operário, segundo os bombeiros, estava consciente.

Pelo que a polícia apurou no local as duas vítimas tiveram sorte de sobreviver. "A peça que se soltou, indo para cima deles, pesa em torno de uma tonelada. Então, foi com uma velocidade muito grande até os dois", comentou um policial. O equipamento que ia sustentar a viga, segundo apurou a reportagem, estaria sendo montado quando uma das peças partiu.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, Milton Costa, disse que a própria empresa responsável pela obra tratou de fazer contato com ele e dizer que as vítimas estavam recebendo total apoio. Um responsável acompanhou o atendimento a Oliveira. Para o local foram ainda os soldados Dijalma, Fernando, João Pedro e toda operação foi comandada pelo sargento Bertolin.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por