PIRACICABA

Campeão brasileiro de faro, cão da PM luta contra o câncer

O cão policial Aquiles, campeão brasileiro de faro, luta contra o câncer no Canil da PM

Adriana Ferezim
adriana.ferezim@gazetadepiracicaba.com.br
13/06/2013 às 11:59.
Atualizado em 27/04/2022 às 14:42

Um soldado especial da Polícia Militar teve de ser aposentado na semana passada. O cão policial Aquiles, do Canil da PM de Piracicaba, Campeão Brasileiro de Cão de Polícia, na categoria Faro de Entorpecentes, em 2010, foi diagnosticado com câncer. Ele tem oito anos e tem recebido todo cuidado e carinho da corporação, principalmente do soldado PM Adam Battonyai, por quem demonstra um olhar de imensa gratidão e amizade.

O policial Aquiles, que é da raça pastor belga mallinois, atuava no patrulhamento e nas operações do canil em Piracicaba e na região, desde que tinha 1, 5 ano. “Foi dífícil receber o diagnóstico dos veterinários. Eu trabalhava com ele 12 horas por dia, ficava mais com ele do que com minha família”, contou.

Há uma semana, policiais do canil perceberam três nódulos nas costas do cão. Ele foi levado para o Hospital Veterinário da Universidade de São Paulo (USP), na Capital, onde recebeu a primeira sessão de quimioterapia, mas os nódulos aumentaram e já são 16. “Os caroços surgiram de repente. A veterinária informou que o risco é se a doença atingir órgãos importantes, como pâncreas e rim. Por enquanto está na pele e esperamos que ele reaja ao tratamento e possa continuar no canil. Estamos fazendo de tudo para que ele tenha qualidade de vida. Ele vai permanecer no canil, onde sempre viveu. É o nosso mascote”.

A doença de Aquiles foi um choque para todos. “Ele estava tão bem de saúde, que iríamos pedir o pronlogamento da aposentadoria dele para o final do ano”, contou o sargento Andreoli, supervisor do canil.

Ele explicou que os cães policiais aposentam-se com oito anos. “Ele iria mesmo parar em junho, mas como ele realiza um excelente trabalho e até então, estava bem, iríamos pedir a prorrogação por seis meses”.

Além de Aquiles, sua irmã Meg, que também nasceu no canil, em maio de 2005, e o rotweiller Nick estão sendo aposentados por idade. “Estarei solicitando ao comando a aquisição de quatro cães da raça pastor alemão para substituí-los no patrulhamento”, disse Andreoli. O canil conta com 13 cães, 11 da raça pastor belga mallinois e dois rotweillers.

Adam passou a trabalhar nessa semana com o cão policial Shark, que tem dois anos e é da mesma raça de Aquiles.

Os cães atuam em apoios de operação da PM de combate ao tráfico de entorpecentes, demonstração educacional. policiamento preventivo, revistas em cadeia, distúrbios civis e em praças desportivas (campos de futebol).

Aquiles atuou em todas essas ações. Uma, destacada pelo PM Adam, é sobre uma operação feita neste ano, em Capivari. “A atuação de Aquiles foi decisiva. Os policias tinham revistado todo o imóvel de um montador de móveis, suspeito de tráfico de entorpecentes, mas nada encontraram. Entrei com o Aquiles na casa. Ele apontava uma gaveta em uma mesa. Os policiais fizeram nova vistoria e foi descoberto um fundo falso, bem feito e que não tinha sido percebido pelos policiais, com drogas”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por