A Secretaria da Saúde de Sorocaba confirmou nesta sexta-feira (21) a quarta morte no município causada pelo vírus Influenza A (H1N1), em 2013. O paciente, do sexo masculino, tinha 56 anos e era morador da região norte da cidade. Segundo a secretaria, ele morreu no dia 9 deste mês e fazia parte do grupo de risco, pois tinha obesidade e diabetes.
Desde o início do ano, até hoje, foram confirmados na cidade paulista 21 casos graves (síndrome respiratória aguda grave) de gripe H1N1 e há 23 casos suspeitos aguardando o resultado de exames.
Segundo a Secretaria da Saúde, em todo o estado, foram registradas quatro mortes por H1N1 e 3.324 casos de pessoas com a gripe em estado grave. Foram confirmados 110 óbitos relacionados ao vírus Influenza A (H1N1) e 15 ao vírus Influenza sazonal (A ou B).
“É importante ressaltar que, entre todos os óbitos confirmados, em 77 deles [70%], os pacientes apresentavam alguma comorbidade, como doenças crônicas como diabetes e hipertensão”, informou, em nota, a secretaria. A maior concentração dos casos e de mortes foi na Grande São Paulo – 448 casos e 64 mortes.