A Prefeitura de Porto Feliz divulgou nesta terça-feira (4) o registro do primeiro caso fatal da gripe A/H1N1 na cidade. Trata-se de um homem de 45 anos, cuja morte ocorreu na quinta-feira (30), mas a confirmação só saiu agora.
Como medida de segurança, a Vigilância Epidemiológica do município promoveu a vacinação de todos os funcionários da empresa onde a vítima trabalhava e também de todos os seus familiares.
A cidade de Porto Feliz, a exemplo da maioria dos municípios da região de Sorocaba, ainda não conseguiu atingir a meta de vacinação contra a gripe A/H1N1 e o principal grupo não alcançado é das gestantes.
Em Sorocaba, o número de notificações por conta de casos suspeitos de complicações causadas pelo vírus Influenza da gripe A/H1N1 chegou a 38 neste ano, segundo dados da Secretaria de Saúde do município.
Os sintomas diagnosticados como Síndrome Respiratória Aguda Grave foram confirmados em quatro pessoas. Três delas afetadas pelo vírus Influenza A, com duas mortes, e uma afetada pelo vírus Influenza B, que não morreu.
Até o momento, um total de 22 casos foi descartado e outros 12 aguardam resultado de exame. A cidade também não atingiu a meta de vacinação e tem o mesmo grupo das gestantes como o que menos procurou a imunização.