Próximo domingo

Corpo de Bombeiros completa 167 anos

Para a população de Piracicaba haverá exposição na praça central

Ana Cristina Andrade
27/06/2023 às 06:45.
Atualizado em 27/06/2023 às 06:45

Caminhões do Corpo de Bombeiros ficarão na praça José Bonifácio, em Piracicaba, das 9h às 13h de domingo (2), para que a população possa conhecer o trabalho da corporação; será possível entrar nos veículos (Divulgação/Corpo de Bombeiros)

No próximo domingo (2), o Corpo de Bombeiros Brasileiro estará completando 167 anos - foi criado em 1856, como Corpo de Bombeiros Provisório. Em todo o país estarão sendo organizadas comemorações e não será diferente em Piracicaba onde a corporação irá realizar, das 9h às 13h, uma exposição de materiais e viaturas na praça José Bonifácio.

De acordo com o capitão Giovani, que comanda o 1º Subgrupamento do 16º Grupamento de Bombeiros, sediado em Piracicaba, durante o evento na praça, a população poderá ver todos os modelos de viaturas - autobombas, autoescadas, resgates, etc. Quem quiser, segundo ele, poderá entrar nas viaturas e fazer fotos.

Entre os equipamentos que ficarão expostos estarão os de salvamentos em altura, botes para salvamentos em enchentes, desencarceradores (alicates grandes usados para cortar latarias de veículos e retirar vítimas das ferragens) etc.

A data, de acordo com Giovani, é uma homenagem a todos os heróis brasileiros que arriscam as suas vidas para proteger as pessoas, as cidades e as florestas do risco de incêndios, desastres naturais, desabamentos etc.

Além de apagar incêndios, de acordo com o capitão, os bombeiros também desenvolvem vários projetos sociais e educativos, com o objetivo de tentar melhorar a qualidade de vida da comunidade.
Eles também ajudam a socorrer animais em perigo e auxiliar pessoas que enfrentam situações de grande stress, como tentativa de suicídio, afogamento, desaparecimentos e traumas provocados por acidentes.

Origem da corporação
A escolha desta data é uma homenagem à criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e sob o comando do major João Batista de Morais Antas.

Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído através do decreto-lei n 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definida a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.

Antigamente, antes do Imperador D. Pedro II assinar o Decreto Imperial n 1.775 que regulamentava o serviço de bombeiros, o badalar dos sinos era sinal de que homens, mulheres e crianças tinham que formar uma fila no poço mais próximo e assim, passarem baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio.

Piracicaba possui um Grupamento e postos de Bombeiros na avenida Independência e no Areão. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por