EXTINTO

Fóssil de ornitorrinco gigante achado na Austrália

Ornitorrinco carnívoro, batizado "Obdurodon tharalkooschild", viveu entre 5 e 15 milhões de anos

France Press
correiopontocom@rac.com.br
05/11/2013 às 08:59.
Atualizado em 27/04/2022 às 17:19

Uma espécie extinta de ornitorrinco gigante, com uma potente dentadura, foi identificada a partir de um dente fossilizado, anunciaram cientistas australianos e americanos no Journal of Vertebrate Palaeontology. Com o mesmo bico de pato característico de seus parentes atuais, mas dotado de dentes, com uma pele grossa e patas que lembram as de um castor, este ornitorrinco carnívoro, batizado "Obdurodon tharalkooschild", viveu entre 5 e 15 milhões de anos. Os cientistas acreditam que media cerca de um metro, ou seja, o dobro do ornitorrinco atual. Esta nova espécie pôde ser identificada a partir de um único molar descoberto por Rebecca Pian, da Universidade Columbia de Nova York, no sítio de Riversleigh, no estado australiano de Queensland (nordeste). O Obdurodon tharalkooschild viveu em uma época em que se pensava que os ornitorrincos eram menores e sem dentes explica Michael Archer, da Universidade de Nova Gales del Sul. "A nova espécie era um animal essencialmente aquático, como seu primo contemporâneo, e habitava nas imediações de pontos de água nas florestas que então cobriam a região", acrescenta Suzanne Hand, também da Universidade de Nova Gales do Sul. Ele se alimentava provavelmente de crustáceos e de pequenos vertebrados como rãs e tartarugas, cujos fósseis foram achado no mesmo lugar. Os ornitorrincos, que são ovíparos, só são encontrados agora no leste da Austrália.

Assuntos Relacionados
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por