Resultado do exame com a confirmação ou não do diagnóstico deve sair em 30 dias
Uma gestante de 18 anos e um idoso de 93, morreram nesta semana no município de Andradina, que fica a 659 km de São Paulo, com suspeita de terem contraído a gripe A H1N1. O resultado do exame com a confirmação ou não do diagnóstico deve sair em 30 dias.
A dona de casa Taís Alencar estava grávida de sete meses e morreu na madrugada da última terça-feira (16). Ela estava internada desde o dia 10 de junho, apresentando fortes sintomas de gripe. Apesar de esforços da equipe médica para tentar salvar o bebê, a criança também não resistiu e morreu.
De acordo com a secretária de Saúde de Andradina, Cássia Maria Miguel, a gestante havia sido vacinada contra a gripe A, já que fazia parte dos grupos de risco que são alvos da campanha de imunização.
O idoso também estava internado com os sintomas da doença desde o dia 12. Ele acabou não resistindo devido a complicações médicas e morreu na última-quinta feira (18). Ele também havia sido imunizado com a vacina contra a gripe A.
A Secretaria Municipal de Saúde de Andradina já confirmou 10 casos positivos da gripe A H1N1 e duas mortes neste ano. O órgão espera o resultado de mais 19 exames que estão sendo feitos no Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo.
Sintomas
Os sintomas da gripe A são muito semelhantes aos provocados pela gripe comum. Mas, chama a atenção para febre alta, acima de 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Há casos em que o paciente apresenta diarreia e vômito.