Uma gestante de 28 anos morreu vítima da gripe A na última sexta-feira (3) na Santa Casa de Jales. Grávida de quatro meses, a mulher, que é de Urânia (SP), apresentou os sintomas da doença no dia 22 de abril, quando deu entrada no hospital.
O quadro clínico se agravou e a paciente teve de ser transferida para a UTI, mas ela e o bebê não resistiram. Essa é a terceira morte pela doença registrada no noroeste paulista. As outras vítimas foram um homem de São José do Rio Preto (SP) e uma mulher de Catanduva (SP).
A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto registrou no último dia 23 o quinto caso de gripe A na cidade, após confirmação de exame feito pelo Instituto Adolfo Lutz de São Paulo. A vítima, um homem de 23 anos, está internada no Hospital de Base. Um homem de 43 anos, de Buritama (SP), também foi diagnosticado com a doença, permanece internado no Hospital de Base e, segundo o boletim médico, passa bem.
Em todo o Estado de São Paulo, já foram 18 casos da doença neste ano. Em 2009, período em que houve a pandemia da gripe A, o Estado registrou aproximadamente 12 mil casos confirmados e quase 600 óbitos.
Campanha de vacinação
No dia 15 de abril, o Ministério da Saúde iniciou uma campanha nacional de vacinação contra a doença, que ocorre até o dia 10 de maio. Além da gripe A, as doses também previnem os tipos comuns de gripe.
A meta do Ministério é vacinar 31,3 milhões de brasileiros, o que equivale a 80% deste público. Para o Estado de São Paulo, foram enviadas 9,7 milhões de doses para vacinar o público-alvo, que corresponde a 8,9 milhões de pessoas.
Devem ser imunizados idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério) e os doentes crônicos, desde que apresentem prescrição médica.
Os sintomas da gripe A são bem parecidos com os apresentados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38 graus, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, há vômito e diarreia.