A Secretaria de Estado da Saúde informou, nesta quarta-feira (8), que o Hospital São Camilo suspendeu o atendimento a queimados em Itu. A unidade administrada pelo hospital não recebe pacientes novos desde segunda (6).
A informação foi transmitida oficialmente ao governo do Estado por meio do Departamento Regional de Saúde de Sorocaba, ao qual a unidade ituana está vinculada e por meio do qual a Secretaria de Saúde investe recursos mensais.
A interrupção é temporária e visa readequar o espaço físico do local para melhorar o atendimento. Mas o hospital não informou de quanto tempo vai necessitar para realizar a obra e nem quando a unidade será reaberta.
Referência no atendimento a queimados na região, os pacientes encaminhados a Itu terão de ser remanejados agora ao Hospital Regional de Sorocaba, a outra única unidade especializada em 70 municípios.
Atualmente, o Hospital São Camilo mantém dois pacientes internados e em atendimento. Os outros seis leitos disponíveis na unidade estão vagos e não serão preenchidos até que a reforma seja efetivamente realizada.
A suspensão do atendimento na unidade em Itu gerou protestos da equipe que faz o atendimento. O coordenador da unidade, Sérgio Ribeiro, afirmou que não houve comunicação sobre a decisão e nem discussão de alternativas.
Há sete anos na unidade, ele considera que o fechamento, mesmo que temporário, estrangula o atendimento nessa área. Há 17 anos, o Hospital São Camilo realiza uma média de 15 atendimentos mensais na unidade.
Em todo o Estado são apenas 17 hospitais com suporte para atender casos de queimaduras para uma população de 41.262.199 pessoas. Desse total, cinco unidades funcionam na capital e 12 no interior, como a de Itu.