Secretaria de Saúde admite problema e unidade passará por reparos nos próximos 5 dias
O Pronto Socorro Central de Ribeirão Preto ficará fechado a partir deste sábado (6) até a próxima quarta-feira (10) para passar por reformas estruturais e dedetização, já que ratos foram encontrados dentro da unidade. “Essas reformas já estavam programadas para serem feitas, então resolvemos aproveitar o feriado para também cuidar do problema da infestação de roedores”, afirmou Maria Luíza Santa Maria, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.
A denúncia de infestação dos roedores no PS Central foi feita pelo Sindicato dos Servidores Municipais e fotos dos animais mortos foram enviadas também a vereadores da cidade. "É inadmissível a presença de ratos em uma unidade de saúde onde milhares de pessoas passam semanalmente em busca de atendimento médico. Queremos uma solução imediata para o problema", afirmou o coordenador da Seccional da Saúde, Noedivaldo Bernardino.
Segundo Renata Luzia Parreira, funcionária da barraca de alimentos que fica em frente à entrada da unidade, os problemas com ratos não são novidades. “Na semana passada encontraram um rato morto dentro da caixa d’água do PS Central. O pior de tudo é que não vi nenhum bebedouro interditado após isso”, disse Renata, que garante ter visto a mudança de rotina no local. “A grande maioria dos médicos e enfermeiros trazem água de casa porque todo mundo tem medo de tomar água contaminada.”
Por outro lado, a diretora nega que um rato tenha sido encontrado dentro da caixa d’água. “Essa história chegou até nós e imediatamente fizemos uma vistoria na caixa. Isso é uma informação maldosa porque nunca aconteceu, a caixa d’água está sempre vedada e a água nunca foi contaminada”, disse Maria Luiza.
Outra situação que contribui para o crescimento do número de ratos na região é a presença de andarilhos na praça onde fica o PS Central. “Os moradores de rua recebem marmitas, sopas e acabam deixando comida espalhada por todo o lugar. A gente está cansado de ver rato e escorpião por aqui”, ressaltou Renata.
A notícia do fechamento da unidade provocada pela infestação de ratos provocou críticas da população. “O atendimento no PS Central já é horrível e agora só faltava isso. De uma coisa eu sei, que onde há lixo tem rato, então dá para imaginar como deve estar a higiene desse lugar”, disparou o segurança Bruno Nascimento Pinoti, 31 anos.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o prédio receberá manutenção, serviços de infraestrutura e reparos na rede elétrica e hidráulica. A recomendação aos pacientes é para procurarem a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e as demais unidades de saúde que seguirão funcionando normalmente. O Pronto Socorro Central tem previsão de reabertura para o dia 11, às 7h.