Membros do Fórum Intermunicipal de Defesa da Bacia do Rio Corumbataí aprovaram a "Carta de Piracicaba Pela Revitalização da Bacia do Rio Corumbataí". Os integrantes do Fórum apontam ações de revitalização e preservação dos recursos hídricos, além de sinalizarem como favoráveis à implantação de uma Unidade de Gerenciamento de Projetos - UGP - aos moldes do Programa de Investimento R$ 0,01/m³ de água faturada do Consórcio PCJ, para garantia da continuidade de elaboração de projetos e aplicação em programas na bacia.
A "Carta da Bacia do Rio Corumbataí" foi redigida durante Encontro do Fórum, realizado no último dia 17 de maio na Câmara de Vereadores de Piracicaba, que entre outras discussões estabeleceu o "Plano Estratégico" para ampliar as ações de Revitalização Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí.
Após o encontro, a Carta foi analisada pelos membros do Fórum que realizaram suas contribuições sob a tutela do Consórcio PCJ e do vereador de Piracicaba e coordenador do Fórum, José Aparecido Longatto (PSDB).
O documento ainda conclama os governos municipais, estadual e federal, além das ONGs (organizações não governamentais) e o setor privado a participarem com investimentos "nas áreas de recursos hídricos, saneamento e turismo ecológico, a fim de promover a conservação e proteção das APPs da região, bem como estimular o desenvolvimento dos municípios, através de uma nova atividade econômica".
A Carta também indica a intenção de pleitear com o governo estadual e federal a ideia de transformar os municípios da bacia do rio Corumbataí, que possuam potenciais e que ainda não são, em Estâncias Turísticas com enfoque ambiental.
A Bacia do Rio Corumbataí vem apresentando índices bastante positivos na revitalização. Um exemplo é o tratamento de esgoto que chegou a 75% ante os 60% tratados em média na Bacia PCJ inteira (o Corumbataí é uma das sub-bacia das PCJ).