Manifestantes saquearam e incendiaram um barracão em um protesto na área do Pinheirinho, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, na manhã desta sexta-feira, 19. Na estrutura eram guardados objetos de pessoas despejadas em janeiro do ano passado em uma ação da PM no terreno ocupado por 1,5 mil famílias.
Antes do ataque, cerca de 200 pessoas protestavam, desde as 9h, contra a demora na construção de moradias das pessoas retiradas do bairro. De acordo com a coordenação do movimento, o incêndio foi provocado por um grupo isolado que não faz parte das manifestações. O fogo, que foi contido pelo Corpo de Bombeiros, não deixou feridos.
Para o advogado do movimento, Toninho Ferreira, “os governos estão enrolando e tratando com descaso um problema grave que eles mesmos criaram”.
A Secretaria Estadual de Habitação paga auxílio-aluguel para as famílias despejadas e ainda não há prazo para construção e entrega das casas para o grupo. Em nota, a Selecta, empresa responsável pela área, lamentou os atos criminosos.