Dispositivo com tela de 10 polegadas foi apresentado na capital dos Emirados Árabes Unidos
A empresa finlandesa Nokia lançou nesta terça-feira (22), em Abu Dhabi, seu primeiro tablet, com o objetivo de conquistar um lugar em um mercado em rápida expansão e antes da concretização, prevista para o início de 2014, da venda de sua divisão de celulares para a Microsoft. O Nokia Lumia 2520, um tablet com tela de 10 polegadas e equipado com sistema Windows, foi um dos seis novos dispositivos apresentados na capital dos Emirados Árabes Unidos, incluindo dois "phablets", como são conhecidos os smartphones com tela grande. O novo tablet, disponível em vermelho e branco brilhante, ciano e preto mate, estará à venda no final do ano nos Estados Unidos a um preço estimado em 499 dólares. "Inicialmente, será vendido em todos os Estados Unidos, assim como no Reino Unido e na Finlândia; outros países seguirão um pouco depois", anunciou a empresa em um comunicado. "O design premiado, a imagem inovadora e as novas experiências que proporcionamos com os smartphones Lumia, estamos oferecendo agora no tablet", disse a jornalistas Stephen Elop, vice-presidente executivo de dispositivos e serviços da Nokia. O novo aparelho é equipado com câmera de 6,7 megapixels e lentes Zeiss. Segundo a previsão desta semana da consultoria especializada Gartner, as vendas globais de tablets atingirão os 184 milhões de unidades este ano, um aumento maciço de 53,4% com relação ao ano passado. Dois "phablets" e três novos smartphones A Nokia também apresentou seus "phablets", Lumia 1520 e Lumia 1320, sendo que o último terá um custo menor, ambos com tela de seis polegadas. O Nokia Lumia 1520 "oferece uma experiência de imagem radiante", comentou Elop. "Conta com estabilização óptica de imagem. Tem a última tecnologia para capturar mais detalhes em cada foto que você tira". O "phablet" Lumia 1520, disponível nas cores amarela, branca, preta e vermelha brilhante, será comercializado primeiro em Estados Unidos, Europa, Hong Kong, China e Cingapura ao preço estimado de 749 dólares. A versão Lumia 1320, que será lançada em laranja, amarelo, branco e preto, custará 339 dólares e será vendida primeiro em China e Vietnã e depois em outros mercados asiáticos e europeus. A companhia finlandesa apresentou, ainda, três novos 'smartphones' de baixo custo: Asha 500, Asha 502 e Asha 503, voltados principalmente aos mercados de Ásia e África. O Asha 503, com câmera de 5 megapixels e opção para dois chips, é o mais caro dos três, que têm preço médio de 99 dólares. "Um impulso para o novo desenvolvimento da Nokia" A Microsoft, que tenta se reorientar na direção dos "dispositivos e serviços", depois de perder o bonde na transição para a informática móvel, anunciou em setembro a compra da divisão de celulares da Nokia por 7,2 bilhões de dólares. Além das operações de telefonia móvel da Nokia, a gigante de informática americana adquiriu uma série de patentes e licenças com as quais espera competir com as rivais Google e Apple, além da Samsung. A transação, que será concluída no primeiro trimestre de 2014, representará o desaparecimento da célebre marca finlandesa do mercado de telefonia móvel. A Nokia foi pioneira neste setor e dominou o mercado durante 14 anos, até ser superada pela sul-coreana Samsung em 2012 como a marca mais vendida. Durante muito tempo considerada o orgulho da Finlândia, a empresa teve dificuldades em acompanhar a febre dos smartphones e não suportou a crescente concorrência do iPhone, da Apple, e do Galaxy, da Samsung. Microsoft e Nokia são parceiras desde 2011, com a linha de smartphones Nokia Lumia, que funcionam com o sistema operacional Windows Phone, da Microsoft. Uma distribuidora da Nokia em Portugal, Agnieszka Loureiro-Pelc, afirmou à AFP que o acordo com a Microsoft "definitivamente será um impulso para o novo desenvolvimento da Nokia". Apesar da forte concorrência, "estes últimos meses demonstraram que os mais recentes produtos Lumia são bastante fortes e capazes de fazer frente aos concorrentes", disse Loureiro-Pelc, diretora executiva do grupo Azinor.