RIO PRETO

Paróquias cancelam ornamentação de ruas

Algumas igrejas substituiram os tapetes pela doação de produtos de limpeza e alimentos

Gabriela Contieri
correiopontocom@rac.com.br
30/05/2013 às 12:21.
Atualizado em 27/04/2022 às 14:19

Pelo menos 18 paróquias da região de São José do Rio Preto desistiram de fazer a tradicional decoração com pinturas e tapetes em ruas e avenidas, uma das maiores tradições da solenidade de Corpus Christi.

Por conta do mau tempo, as paróquias buscaram alternativas para não deixar passar a data sem os enfeites. O Santuário São Judas substituiu os tapetes pela doação de produtos de limpeza e alimentos não perecíveis. Os produtos serão doados para o Serviço Social São Judas Tadeu, de profissionalização de jovens.

As paróquias São Vicente de Paulo, no Solo Sagrado, e Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, na Maceno, arrecadarão doações de alimentos durante o ofertório da missa. O padre Valdecir Desidério, pároco da Vila Maceno, explica que é impossível celebrar o Corpo e Sangue de Cristo sem pensar em quem passa necessidade. “Isso seria uma incoerência de fé. Cristo partilhou o pão, nós também precisamos olhar e ajudar quem passa necessidade próximo de nós,” afirmou.

Apesar do tempo nublado, os voluntários de Potirendaba estão animados para a montagem do tapete feito com serragem colorida. A procissão existe há 35 anos, e neste ano tem a participação de 500 voluntários.

“As pessoas vivem a expectativa para fazer os enfeites. É uma bela maneira de expressar a fé e a adoração em Cristo. Se o tempo permitir, começaremos a fazer os tapetes nas primeiras horas da manhã,” disse o padre Sidney Roberto Martins, pároco da cidade.

O dia de Corpus Christi é marcado por grandes concentrações populares e procissões majestosas pelas ruas. A comemoração sempre ocorre 61 dias após a festa da Páscoa, e a data é móvel devido à sua relação com a celebração da ressurreição de Cristo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por